Saltar para o conteúdo principal
 
25/07/2017 - 12h30

Especialista ensina como detectar sinais de mentiras no dia a dia

da Livraria da Folha

Divulgação
Especialista apresenta técnicas para detecção de mentiras; ciência diz que mentira é elemento básico da vida social
Especialista apresenta técnicas para detecção de mentiras; ciência diz que mentira é elemento básico da vida social

Foi assistindo a centenas de vídeos sobre a vida selvagem que Pamela Meyer, autora do livro "Detector de Mentiras", teve a percepção de que a mentira é intrínseca na natureza.

Atuando como vice-presidente da divisão de empreendimentos do canal National Geographic, Meyer observou: predadores se camuflam contra o leito do oceano e o chão da floresta, aranhas constroem modelos delas mesmas para evitar serem descobertas, os pássaros fingem estar machucados para afastar os inimigos de seus ninhos.

A observação sobre o comportamento animal levou a autora a suspeitar que os próprios seres humanos estariam programados para a mentira. Quando iniciou os estudos que resultariam no livro ela descobriu que a ciência já estabeleceu que a mentira é um dos elementos básicos principais da vida social humana.

Ela cita na obra, por exemplo, um estudo que indica que uma pessoa comum ouve em média cerca de 200 mentiras por dia. Mas ressalta que a maior parte são aquelas mentiras consideradas inofensivas.

No livro, Meyer procura mostrar os resultados de sua pesquisa e apresentar técnicas para a detecção de mentiras para um uso profissional cotidiano. Seja por meio da análise da postura corporal ou das microexpressões faciais de mentirosos em potencial.

Pamela Meyer é fundadora e CEO da Sympatico Networks e proprietária de um grupo de sites de redes sociais.

*

DETECTOR DE MENTIRAS
AUTORA Pamela Meyer
EDITORA Vozes Nobilis
QUANTO R$ 26,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página