Saltar para o conteúdo principal
 
20/11/2017 - 10h30

Em livro juvenil, protagonista precisa lidar com violência do racismo

da Livraria da Folha

Divulgação
Em romance teen premiado, garota negra vê amigo ser assassinado por policial e precisa lidar com o dilema de o que fazer
Em romance teen premiado, garota negra vê amigo ser assassinado por policial e precisa lidar com o racismo

Publicado pela Galera Record, "O Ódio que Você Semeia", de Angie Thomas, é inspirado na morte do jovem negro Oscar Grant, baleado por um policial branco dentro de uma estação de metrô em Oakland, na Califórnia, em 2009.

No livro, Starr, uma garota negra de 16 anos que vive em uma comunidade controlada por gangues, vê o melhor amigo, também negro e desarmado, ser assassinado.

O conflito vai além. E a trama discute racismo e falta de oportunidades para a comunidade negra.

A história acompanha os dilemas de Starr, que, com os irmãos, estuda numa escola de elite, em outro bairro, onde a maioria dos alunos é branca. Suas duas melhores amigas de lá são brancas. Ela também tem um namorado branco. Quando está com eles, tenta ser uma outra Starr, evita os palavrões, qualquer gíria que possa associá-la ao gueto e qualquer gesto que possa parecer violento.

Depois da morte de Khalil, seu amigo, Starr está mais sensível. Ela identifica racismo nas falas de uma de suas amigas. Com a insistência de seu tio policial, vai depor na delegacia. Conhece uma advogada, Ofrah, que trabalha numa instituição de defesa dos negros. Mas não quer contar para todo mundo que ela é a testemunha-chave do caso. Nem para seu namorado, que não entende suas reações.

A jovem protagonista quer ser só uma adolescente que ama Harry Potter e os jogos de basquete da NBA. Mas, a cor de sua pele e o lugar de onde vem impõem a ela dilemas que não podem ser ignorados. Quais atitudes tomar?

Angie Thomas nasceu, foi criada e ainda vive em Jackson, no Mississipi. Quando adolescente, era rapper e sua maior conquista foi ter escrito um artigo sobre si mesma na Right-On Magazine (com foto). É bacharel em Creative Writing pela Belhaven University e possui um diploma não oficial em Hip Hop. "O Ódio que Você Semeia" é seu romance de estreia, foi o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books e alcançou o primeiro lugar na lista do "New York Time". O livro será adaptado para o cinema, pela Fox.

*

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA
AUTORA Angie Thomas
EDITORA Galera Record
QUANTO R$ 37,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página