Saltar para o conteúdo principal
 
17/11/2017 - 10h11

Historiador contesta versão oficial sobre assassinato dos Romanov

da Livraria da Folha

Divulgação
Especialista em história europeia do início do século 20, autor contesta versão oficial sobre o assassinato dos Romanov
Especialista em história europeia do início do século 20, autor contesta versão oficial sobre o assassinato dos Romanov

O historiador Marc Ferro contesta a versão oficial sobre o assassinato da família real russa em "A Verdade Sobre a Tragédia dos Romanov", publicado pela editora Record.

Em 1917, após a Revolução Russa mudar a configuração do país ao derrubar a monarquia e alçar o partido bolchevique e seu regime socialista soviético ao poder, o tsar deposto, Nicolau 2º, viveu em prisão domiciliar e posterior exílio com a família - a esposa e cinco filhos.

A história oficial dá conta que em julho de 1918, toda a família foi executada na cidade de Ecaterimbugo, num dos mais emblemáticos episódios da revolução.

Com base em uma intensa pesquisa em diversos documentos, depoimentos e diários, Marc Ferro questiona esta narrativa.

O autor analisou casos como os de juízes e testemunhas subitamente mortos ou executados, além de peças do dossiê de instrução subutilizadas e testes de DNA controversos.

Ferro apresenta a conclusão de que a tsarina e suas filhas teriam sido salvas graças a um acordo secreto entre bolcheviques e alemães, a partir do qual - e para sempre - elas deveriam se calar sobre terem sobrevivido.

Especialista em história europeia do início do século 20 e em história da Rússia e da União Soviética, ele detalha seu processo de apuração, revisita as tensões da época e analisa a posterior investigação conduzida pela Rússia.

Diretor acadêmico da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, codiretor da revista Les Annales e coeditor do Journal of Contemporary History, Marc Ferro é autor de livros como "A Grande Guerra", "A Revolução Russa de 1917" e "A Reviravolta da História - A Queda do Muro de Berlim e o Fim do Comunismo".

*

A VERDADE SOBRE A TRAGÉDIA DOS ROMANOV
AUTOR Marc Ferro
EDITORA Record
QUANTO R$ 33,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página