Saltar para o conteúdo principal
 
30/01/2018 - 09h01

Livro revela como funcionavam dinâmicas familiares de oficiais nazistas

da Livraria da Folha

Divulgação
Autora mostra como filhos de altos funcionários nazistas reagiram ao descobrir as atitudes dos pais após o fim da Segunda Guerra
Autora mostra como filhos de altos funcionários nazistas reagiram ao descobrir as atitudes dos pais

Em "Filhos de Nazistas", lançado pela editora Vestígio, a advogada penal Tania Crasnianski traz o perfil de oito filhos de oficiais do Terceiro Reich responsáveis pela morte de milhares em campos de concentração.

No livro, a autora revela o funcionamento das relações familiares de nomes como Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele. Considerados monstros por muitos, são lembrados como afetuosos e cuidadosos.

A obra retrata a ascensão e o cotidiano, ao mesmo tempo extraordinário e banal, desses altos funcionários que realizavam diariamente seu trabalho de morte - e depois conviviam com suas famílias, instaladas por vezes ao lado dos campos de concentração e extermínio

Os perfilados são nascidos entre 1927 e 1944 e eram no máximo adolescentes durante a Segunda Guerra Mundial. O livro expõe o choque de realidade que eles tiveram que enfrentar com o fim do conflito. Inocentes e inconscientes dos crimes de seus pais, descobriram então toda a sua extensão.

O modo como cada um reagiu à descoberta dos fatos é um dos pontos da obra. Teve quem julgasse e condenasse as atitudes dos pais, assim como outros continuaram reverenciando esses homens execrados por toda a humanidade. A existência dos filhos ao se tornarem adultos também é discutida.

A própria autora é neta de um ex-combatente que se recusava a falar a respeito de sua atuação na guerra. Desta forma ela parte de um ponto de vista singular para tentar entender as maneiras encontradas pelos "herdeiros do Terceiro Reich" para lidar com o peso de seu sobrenome.

De origem russa, francesa e alemã, Tania Crasnianski atuou como advogada penal em Paris antes de escrever o livro. Hoje divide seu tempo entre a Alemanha, Londres e Nova York.

*

FILHOS DE NAZISTAS
AUTORA Tania Crasnianski
EDITORA Vestígio
QUANTO R$ 39,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página