Saltar para o conteúdo principal
 
08/10/2012 - 10h30

Leia trecho de 'Os Segredos das Apresentações Poderosas'

da Livraria da Folha

Em "Os Segredos das Apresentações Poderosas", Roberto Shinyashiki ensina técnicas para saber como apresentar produto, projeto ou ideia. De Steve Jobs e Churchill a Demóstenes, na Antiguidade, o livro traz dicas de oratória para saber como "vender o seu peixe" em diversas situações cotidianas.

Shinyashiki é palestrante há mais de três décadas e autor de "Você: A Alma do Negócio, "Os Donos do Futuro", "Sem Medo de Vencer "Vivendo e Aprendendo" e "Problemas? Oba!", entre outros.

Abaixo, leia um trecho do lançamento.

*

Seja convincente e impactante

Divulgação
Segundo o autor, pessoas de sucesso sabem vender ideias, projetos e produtos
Segundo o autor, pessoas de sucesso sabem vender ideias

Você não precisa falar muito em suas apresentações, mas elas têm de ser organizadas para ter impacto. É como acontece naqueles filmes emocionantes de guerra ou de esportes, nos quais um treinador consegue tocar o coração dos seus atletas, ou um general inspira sua tropa, e faz com que eles lutem pela vitória.

Ou então como naquelas histórias que nos fazem vibrar, em que um pai é capaz de motivar o filho a parar com o vício das drogas e fazer com que ele volte a estudar. Ou quando assistimos a documentários empolgantes sobre casos verídicos, como quando o presidente Kennedy, dos Estados Unidos, garantiu ao seu país que, antes do final da década, colocariam um homem na Lua. Ele conseguiu fazer com que os profissionais da Nasa se dedicassem de corpo e alma ao projeto, com o apoio de toda a população, até realizarem a meta.

Pessoas capazes de motivar muita gente a cumprir uma missão difícil não são seres excepcionais. Elas simplesmente têm claro aonde querem chegar com seus discursos e contam com um método para realizar esse objetivo. Praticamente em todas as profissões é preciso fazer apresentações convincentes, intensas e motivadoras, mesmo que seja com uma pessoa por vez, como é o caso dos profissionais liberais, como médicos e dentistas.

Há algum tempo, passei por uma experiência que ilustra exatamente isso. Durante anos, frequentei alguns consultórios dentários diferentes e todos os dentistas com os quais conversei me disseram que eu precisava de um implante. Só que nenhum deles conseguiu me convencer a realizar o procedimento.

Colocar um implante dentário me parecia um processo delicado, complicado, dolorido. Então, eu evitava passar por isso a todo custo. Até porque não acreditava na sua real necessidade. Um belo dia, tive uma dor forte de dente e fui obrigado a marcar uma consulta de emergência com uma dentista que eu não conhecia, mas era a que havia disponível na ocasião.

Depois de resolver meu problema, a doutora conseguiu me convencer, com seus argumentos, a colocar o implante. Seu tom de voz, porém, não me inspirou a fazer o tratamento com ela.

Busquei outro profissional e fui para a consulta. Ele repetiu todos os argumentos da dentista anterior, mas fez mais: durante a conversa, mostrou sua competência e me fez sentir segurança em realizar o tratamento com ele. Na semana seguinte, comecei as sessões para, finalmente, colocar o implante.

Esse profissional foi um brilhante palestrante. Não apenas conseguiu me convencer a tomar uma atitude em relação à minha saúde bucal como também me mostrou que era o profissional mais indicado para realizar o procedimento.

Esse dentista foi preciso, assertivo, e aproveitou o momento certo, falando a coisa certa e, principalmente, da maneira certa para me convencer. A dentista do atendimento de emergência foi até convincente, mas derrapou na reta final, não sendo capaz de conquistar a minha confiança o suficiente para que eu entregasse a ela a responsabilidade pelo tratamento.

Mas meu dentista conseguiu ser intenso e me convenceu, ganhando mais um cliente, reconhecimento profissional e remuneração por isso.

Essa história também ressalta um ponto muito importante: toda palestra é de vendas. Toda apresentação vende algo. Sempre que você conversa com alguém, está vendendo alguma coisa: sua competência, suas ideias, seus projetos ou mesmo um produto.

*

"Os Segredos das Apresentações Poderosas"
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Páginas: 216
Quanto: R$ 37,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página