Saltar para o conteúdo principal
 
21/08/2013 - 16h40

DNA explica até 'pacto com diabo', diz autor

da Livraria da Folha

As apresentações do violinista italiano Niccolò Paganini atraiam personalidades como Chopin, Schubert e Schumann. No século 18, sua técnica e velocidade e a flexibilidade de seus dedos só poderiam ter uma explicação plausível: um pacto com Satã.

Antes do rock, Paganini despontou entre os notórios da música que, segundo a lenda, se tornaram gênios e talentosos graças a um empurrãozinho do diabo. Sam Kean contesta a versão sobrenatural no livro "O Polegar do Violinista".

Divulgação
Em algum ponto do DNA, se encontra a solução de muitos mistérios
Em algum ponto do DNA, se encontra a solução dos mistérios

Segundo Kean, até o acordo com o tinhoso pode ser explicado pela genética. "É quase certo que Paganini apresentava alguma disfunção genética que lhe conferiu dedos absurdamente flexíveis", conta. "Seus tecidos conectivos eram tão elásticos que ele podia esticar o mindinho de lado até formar um ângulo reto com a mão (tente fazer isso)".

"Continuei investigando e descobri que a síndrome de Paganini pode causar graves problemas de saúde, como dor nas juntas, visão fraca, problemas respiratórios e fadiga, coisas que perseguiram o violinista por toda a vida".

Das ervilhas de Mendel aos testes que revelam doenças que poderemos desenvolver um dia, "O Polegar do Violinista" defende que toda a nossa história e a solução de muitos mistérios estão escondidos em algum ponto do DNA. Com as perguntas certas, basta procurar as respostas. Elas estarão lá.

"O DNA também tinha outras histórias para me contar. Alguns cientistas elaboraram um diagnóstico retrospectivo de Charles Darwin, de Abraham Lincoln e de faraós egípcios que possuíam disfunções genéticas", diz Kean.

O jornalista científico Sam Kean colabora nos periódicos "Science", "New York Times", "Slate" e "Mental Floss" e é autor de "A Colher que Desaparece", finalista do prêmio de melhor escritor de ciência concedido pela National Association of Science em 2009. Leia trecho de "O Polegar do Violinista".

*

"O Polegar do Violinista"
Autor: Sam Kean
Editora: Zahar
Páginas: 392
Quanto: R$ 39,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página