Saltar para o conteúdo principal
 
03/12/2014 - 14h33

Para islâmicos, toda a criatura ao nascer é muçulmana

da Livraria da Folha

Islã significa submissão a Deus. Para os islâmicos, toda a criatura ao nascer é submissa a Deus, portanto muçulmana. "Ao crescer, no entanto, afasta-se dessa condição natural", escreve o xeique Taleb Hussein al-Khazraji em "Islamismo".

Frequentar um determinado lugar ou fazer parte de alguma origem específica não torna alguém muçulmano. Apesar de o Ocidente vincular a religião a grupos específicos, menos de 15% deles são de origem árabe e é a fé que mais cresce no mundo.

O Islamismo não é uma igreja ou filosofia criada pelos homens. Ser muçulmano é abraçar a fé segundo o que Alá (Deus) revelou aos profetas, ou iluminados, sendo Maomé o último desta linha. Ele teria obtido os preceitos que constituem o Alcorão por meio do anjo Gabriel.

"O Alcorão reafirma e sela as escrituras sagradas anteriores", diz. "A lei divina constante nele é a lei que permanecerá vigente até o dia do Juízo, quando toda a humanidade responderá perante Deus".

Divulgação
Existem muçulmanos de todas as origens; menos de 15% deles são árabes
Existem muçulmanos de todas as origens; menos de 15% são árabes

Segundo Al-Khazraji, o texto do Alcorão é o único que continua fiel tal como era há 1.400 anos. "Os livros sagrados anteriores sofreram profundas alterações, e muito dos seus originais se perderam com o passar dos séculos".

Esses ensinamentos pregam a unidade, a humildade, o perdão, a justiça social e o amor fraterno e a necessidade de observar as provas da bondade de Deus em toda a criação.

Taleb Hussein al-Khazraji é pós-graduado nos ensinamentos do Alcorão, jurisprudência e pensamento islâmico. Trabalha na Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus, no Brás (zona leste de São Paulo), desde 1989.

O livro faz parte de uma coleção publicada pela Bella Editora. A cada volume, um praticante e estudioso da religião apresenta em que acreditam e como veem o mundo.

Além de "Islamismo", de Al-Khazraji, foram publicados "Budismo", do jornalista, historiador e advogado Heródoto Barbeiro, e "Espiritismo", de Alexandre Caldini, os três primeiros volumes da série.

*

ISLAMISMO
AUTOR Xeique Taleb Hussein al-Khazraji
EDITORA Belaletra Editora
QUANTO R$ 24,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página