Saltar para o conteúdo principal
 
11/07/2017 - 12h30

Livro traz receita de pão de forma caseiro

da Livraria da Folha

Divulgação
Autora de livro coordena padaria de cunho social que mescla culturas e recoloca mulheres imigrantes no mercado de trabalho
Autora coordena padaria de cunho social que mescla culturas e recoloca mulheres imigrantes no mercado de trabalho

Em "Pão Quente", Jessamyn Rodriguez, coordenadora à frente da padaria Hot Bread Kitchen, em Nova York, ensina uma série de receitas.

Recheado de histórias humanas, o livro reúne relatos e apresenta alguns perfis de mulheres imigrantes de culturas distintas que atuam na padaria que tem por objetivo ajudar essas profissionais a se recolocarem no mercado de trabalho.

A seleção de receitas é variada e inclui o modo de preparo de pães como naan, ciabatta, tortilhas, tranças, pão de hambúrguer e cachorro quente, além de receitas de acompanhamentos como carnes, molhos e sugestões de recheios para incrementar ainda mais cada prato.

Entre os destaques do livro estão o pão de centeio nova-iorquino e o pão de queijo, uma exclusividade da edição brasileira.

Veja abaixo como preparar o pão de fôrma de leite.

Divulgação
Pão de fôrma de leite; receita do livro "Pão Quente"
Pão de fôrma de leite; receita do livro "Pão Quente"

*

Pão de Fôrma de leite

O pão de leite branco anda com uma péssima reputação, de um alimento insípido e industrializado. Esta versão clássica tem muita alma e sabor, e vai fazê-lo cair de novo nas suas graças. A massa pode ser moldada em diversos formatos, mas normalmente optamos pelo pão de fôrma, tradicional para sanduíches. A foto é do pão que fazemos na padaria para servir, mas a versão que você vai fazer em casa terá uma superfície arredondada. O leite deixa a massa mais macia e estende sua vida útil, enquanto a manteiga mantém a umidade.

2 ¼ de colheres (chá) de fermento biológico seco
2 xícaras (chá)/550 ml de leite integral em temperaturaambiente
5 ½ xícaras (chá)/710 g de farinha de trigo para pão,e mais um pouco para modelar
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) mais 2 colheres (chá) de sal kasher
3 ¼ colheres (sopa) de manteiga derretida e resfriada
Óleo de canola

1. Junte o fermento e o leite na batedeira com o gancho acoplado. Adicione a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga derretida e bata em velocidade baixa por 1 a 2 minutos, até que os ingredientes estejam misturados. Aumente a velocidade para média-alta e bata por cerca de 6 minutos, até que a massa esteja macia e brilhante e as laterais da tigela fiquem limpas. Faça o teste da transparência para garantir que o glúten tenha se desenvolvido completamente.

2. Coloque a massa em uma tigela grande e cubra com filme. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 1h30, até triplicar de tamanho.

3. Unte 2 fôrmas de bolo inglês (de 23 x 13 cm) com óleo.

4. Vire a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Divida-a em 2 partes iguais (cada uma pesando cerca de 650 g). Trabalhando um pedaço de cada vez (e mantendo o outro sob o filme), molde-o como um pão de fôrma com 23 cm de comprimento. Repita o processo com a outra metade. Coloque os pães, com a emenda virada para baixo, nas fôrmas preparadas. Cubra com filme, sem pressionar, e deixe descansarem por cerca de 1 hora, até que tenham preenchido ¾ da fôrma.

5. Enquanto isso, preaqueça o forno a 205°C.

6. Pincele água nos pães ou use um borrifador. Asse por 30 a 40 minutos, até que estejam bem dourados. Deixe esfriarem nas fôrmas por 5 minutos. Depois, desenforme-os e mantenha na grade até esfriarem completamente.

7. Armazene o pão em um saco de papel ou de pano caso acredite que será consumido em até 24 horas. Após esse tempo, guarde em um saco plástico em temperatura ambiente.

*

PÃO QUENTE
AUTORA Jessamyn Rodriguez
EDITORA Companhia de Mesa
QUANTO R$ 93,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página