Saltar para o conteúdo principal
 
08/03/2018 - 10h11

Sócrates disse uma de suas frases mais célebres após ser condenado à morte

da Livraria da Folha

Nascido em Atenas, na Grécia, por volta de 469 a.C., Sócrates é considerado um dos pais fundadores da filosofia ocidental e o primeiro pensador importante do período clássico - também conhecido como período socrático - da filosofia grega, posteriormente desenvolvido por Platão e Aristóteles.

Divulgação
Sócrates é considerado um dos pais fundadores da filosofia ocidental e o primeiro pensador importante do período clássico
Sócrates é considerado um dos pais fundadores da filosofia ocidental e o primeiro importante pensador clássico

Em vida, Sócrates não colocou no papel nenhuma de suas ideias ou investigações filosóficas. Partilhar seus ensinamentos tornou-se uma responsabilidade de seus alunos, e muitas informações sobre o filósofo também vieram de Platão. É o que escreve Alain Stephen em "Filosofia para Apressadinhos".

"A principal contribuição de Sócrates para o desenvolvimento da filosofia foi seu uso de uma metodologia dialética conhecida como 'método socrático de debate'. Sócrates usava o termo elenchus, no sentido de 'interrogar', para descrever sua abordagem", explica Stephen.

O modelo socrático tentava chegar ao cerne de um problema testando diversas ideias por meio da construção de uma série de perguntas. Para Sócrates, somente quando a falsidade tivesse sido ressaltada é que as verdades fundamentais poderiam emergir adequadamente.

"Não é de estranhar que a insistência de Sócrates a respeito da liberdade e primazia do pensamento individual, e do direito de questionar ideias amplamente consideradas a respeito da sociedade e do mundo, tenham atraído o escárnio das autoridades atenienses, e Sócrates foi julgado por heresia e por corromper a juventude".

Uma das mais célebres frases do filósofo, "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida", foi tirada do discurso de defesa de Sócrates em seu julgamento logo após ele ter sido considerado culpado e condenado à morte. A lei ateniense poderia ter dado uma pena alternativa a Sócrates, mas ele declarou que não poderia abandonar seu compromisso com a investigação filosófica. Assim, Sócrates bebeu, sem hesitação, um veneno letal de cicuta.

"Filosofia para Apressadinhos" traz informações básicas sobre a vida e a obra dos grandes filósofos, além de oferecer uma abordagem leve e atual da filosofia. O livro foi escrito pelo britânico Alain Stephen, mestre em filosofia e autor de diversos livros sobre história e cultura pop.

*

FILOSOFIA PARA APRESSADINHOS
AUTOR Alain Stephen
EDITORA Cultrix
QUANTO R$ 28,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página