Saltar para o conteúdo principal
 
21/02/2013 - 17h45

Cultive intervalos para reduzir o estresse, recomenda monge beneditino

da Livraria da Folha

"50 Rituais para a Vida", do monge beneditino alemão Anselm Grün, propõe caminhos para que o leitor perceba melhor o cotidiano, com mais leveza e profundidade.

O religioso destaca a importância das pausas e de prestar atenção em momentos cruciais como no ato de acordar, durante as refeições, ao atender um telefonema, antes de reuniões e até ao visualizar o pôr do sol.

Para ele, o cultivo de intervalos, a mentalização de coisas positivas e o "perceber a si mesmo" são cruciais para uma vida com menos estresse. Leia trecho do capítulo "Interrupções Salutares".

*

Divulgação
Monge reúne rituais para sair do estresse e ter vida mais leve
Monge reúne rituais para sair do estresse e ter vida mais leve

Durante o trabalho há sempre pequenas e salutares interrupções. Vou até um colega para falar alguma coisa. Eu posso ir pelo corredor olhando reto para frente e andando o mais rápido possível. Desta forma chego lá esbaforido. Ou posso usar o mesmo corredor para desacelerar a mim mesmo. Eu posso andar calmamente e ter a sensação: o tempo me pertence. Eu posso desfrutar o andar calmamente. Não tenho neste momento nenhuma outra coisa a fazer a não ser simplesmente andar.

Existem muitas outras possibilidades de se fazer tais pequenas pausas salutares.

Antes de ir a uma reunião, posso me concentrar por um curto espaço de tempo e entrar em contato comigo mesmo. Se estou centrado em mim, a conversa não vai escapar tão facilmente do meu centro. Quando toca o telefone, posso pegar o aparelho nas mãos de forma consciente e então me concentrar neste telefonema.

Cada qual tem seus pequenos rituais durante o trabalho. Todos eles estão ali para que se possa respirar durante o labor, sentir-se a si mesmo e perceber a proximidade salutar e amorosa de Deus em meio, muitas vezes, à proximidade de pessoas estressadas.

Quando estou escrevendo e não consigo continuar, interrompo meu trabalho. Ou dou uma volta. E então muitas vezes me vem novas ideias. Ou então me deito por cinco minutos na cama. Não faço nenhum esforço em qualquer pensamento, mas deixo-me cair nas mãos de Deus. Nesta posição descontraída não raro me vem inspiração de como continuar a escrita. A interrupção salutar me distancia do bloqueio que eu tinha acabado de ter. E novos pensamentos fluem em mim. Então eu levanto e tenho vontade de escrever novamente.

*

"50 Rituais Para a Vida"
Editora: Vozes
Páginas: 176
Quanto: R$ 22,14 (preço promocional*)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página