Saltar para o conteúdo principal
 
12/02/2011 - 10h12

Descubra novas formas de cozinhar com as receitas da semana

da Livraria da Folha

Divulgação
Deixe os pratos doces e salgados mais saborosos com molhos básicos e exóticos
Deixe os pratos doces e salgados mais saborosos com molhos básicos e exóticos

Cozinhar é quase como organizar uma reação química. É preciso que se preste atenção às quantidades corretas, à ordem dos ingredientes e à forma de manipulá-los. Porém não é impossível fazer modificações e aventurar-se na cozinha.

Pode-se reinventar pratos consagrados ou fazer em casa algo comumente comprado já pronto. O molho barbecue, por exemplo, é amplamente utilizado para temperar saladas ou sanduíches. Pensado para dar um sabor de churrasco aos pratos, pode ser preparado com cerveja.

Prepare molho barbecue em casa com cerveja

O suflê é uma típica receita francesa, e muito querida por sua versatilidade. Utilizando uma base simples ele se torna uma deliciosa sobremesa ou um complemento ao prato principal. Legumes, carnes, queijo, frutas, chocolate, tudo é aceito pela iguaria. Quando coberto por chantilly, fica irresistível.

Prepare suflê doce coberto com muito chantilly e chocolate

Entre as massas, a lasanha é uma das que mais conhece variações. De presunto e queijo, bolonhesa, quatro queijos, são inúmeras variações. Este tipo de comida é, muitas vezes, apreciado pelos vegetarianos devido à ausência de carne ou sua fácil substituição. É possível, também, prepará-la fazendo economia.

Prepare lasanha vegetariana gastando pouco

Outra variação pode ser na intenção de quem come. Alguns pratos podem entrar para o cardápio diário numa tentativa de melhorar a saúde, prevenir alguma doença, perder alguns quilos ou manter a aparência jovem e bonita. Sucos e vitaminas são muito utilizados para desintoxicação, como o creme de romã contra celulite.

Divulgação
Chefs oferecem receitas de diversos países do Oriente
Chefs oferecem receitas de diversos países do Oriente

Saiba como preparar creme de romã contra celulite

Quem deseja emagrecer não precisa se previr de seus pratos favoritos. A grande maioria possui uma modificação que faz com tenha menos calorias. Esta é a solução perfeita para quem gosta de refeições fartas e variadas.

Faça muffins com receita sueca de baixa caloria

O modo de preparo também pode mudar de acordo com o gosto ou com o costume do cozinheiro. O arroz é um dos campeões de variação. Cada um tem sua forma particular de cozinhá-lo. Para pratos como o sushi é necessário que eles esteja úmido e pegajoso, o que nem sempre é fácil de acertar.

Conheça os segredos para fazer um típico arroz japonês

 
Voltar ao topo da página