Saltar para o conteúdo principal
 
21/06/2011 - 20h00

Homem demoliu crença secular com experiência simples

da Livraria da Folha

Desde a antiguidade até o século 17, acreditava-se que a vida "brotava" instantaneamente a partir de certa mistura de materiais --lagartas das folhas, rãs do lodo, moscas do lixo etc. O italiano Francesco Redi (1626-1697) foi um dos principais adversários dessa crença.

Divulgação
Livro apresenta os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos
Livro apresenta os principais teoremas e princípios científicos

Essa teoria, chamada de geração espontânea ou abiogênese, foi combatida por Redi com uma experiência simples: preparou oito frascos, cada um com um tipo diferente de carne dentro, selou quatro e deixou a outra metade aberta. Pouco depois, apenas os abertos continham vermes, mostrando que sua origem era externa.

Mesmo com a constatação, a crença na abiogênese resistiu por muito tempo. Apenas com a pesquisa de Louis Pasteur (1822-1895) a geração espontânea finalmente entrou para a história.

Redi acreditava que experimentos simples, mas planejados cuidadosamente e executados com rigor, serviriam como base a um novo método científico.

"Ideias Geniais" traz essa e mais de 170 teorias, teoremas, leis, paradoxos e princípios científicos. A cada página, o leitor encontrará o nome popular da ideia, o nome do cientista --com ano da descoberta, data de nascimento e nacionalidade--, um resumo e uma explicação que demonstra sua relevância.

De Pitágoras a Hawking, o jornalista Surendra Verma reuniu todos os grandes nomes da ciência em um único volume.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

*

"Ideias Geniais"
Autor: Surendra Verma
Editora: Gutenberg
Páginas: 224
Quanto: R$ 29,00 (preço promocional, válido por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página