Saltar para o conteúdo principal
 
12/07/2017 - 09h01

Livro sugere técnicas para transformar sofrimento em felicidade

da Livraria da Folha

Divulgação
Mestre zen propõe técnicas de relaxamento e exercícios de respiração em livro

Baseado na ideia de que o sofrimento e a felicidade são orgânicos por natureza, o mestre Zen e ativista da paz Thich Nhat Hanh propõe técnicas para transformar o sofrimento no livro "Sem Lama Não Há Lótus" , lançado pela editora Vozes.

O vietnamita que vive no exílio desde 1966 em uma comunidade de meditação França, reúne no livro diversos argumentos para mostrar que "a arte da felicidade também é, ao mesmo tempo, a arte de sofrer de forma adequada".

Para falar sobre a organicidade destes sentimentos o autor usa a figura de uma flor. Esta, quando murcha se transforma em adubo que por sua vez pode ajudar na germinação da flor. Assim é com a felicidade e o sofrimento, que, segundo Hanh podem se transformar ciclicamente.

Entre as ideias apresentadas o líder zen aponta a importância de admitir e acolher o sofrimento e descreve maneiras de como aliviá-lo. Ele lista também cinco práticas para nutrir a felicidade e destaca que a felicidade não é uma questão individual.

Na segunda parte do livro, Hanh lista oito práticas para ser feliz. Ele reúne 16 exercícios de respiração, cinco treinamentos para uma consciência plena, indica mantras e a prática do relaxamento profundo como forma de reconhecer e de aliviar o sofrimento mental e o alojado no corpo.

Um dos monges zen-budistas mais conhecidos no mundo, Thich Nhat Hanh é autor de diversos livros como "Transformações na Consciência", "Felicidade", "A Arte de Amar" , "A Arte de Comer", "A Arte de Sentar" e "Silêncio" , entre outros.

*

SEM LAMA NÃO HÁ LÓTUS
AUTOR Thich Nhat Hanh
EDITORA Vozes
QUANTO R$ 30,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página