Saltar para o conteúdo principal
 
08/06/2012 - 15h00

Ódio à homossexualidade prejudicou estudos sobre a Antiguidade

da Livraria da Folha

A homofobia, que dominou a sociedade ocidental por séculos, prejudicou as pesquisas acadêmicas sobre a sexualidade na Antiguidade, especialmente no que diz respeito a essa conduta entre os gregos. Segundo Kenneth J. Dover (1920-2010), "a interferência do juízo de valor moral --'o inimigo mortal da ciência'-- viciara o estudo da homossexualidade grega".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada à filosofia

No século 20, a maioria dos estudiosos considerava que a prática sexual era condenada e cultivada por uma pequena parcela dos atenienses, por exemplo. Em artigos publicados nesse período, pode se ler termos como "pecado dórico" e "desgraçados".

Divulgação
Estudo sobre as manifestações da homossexualidade na Grécia Antiga
Estudo sobre as manifestações da homossexualidade na Grécia Antiga

Em "A Homossexualidade na Grécia Antiga", Dover afirma: "Não conheço nenhum outro tema, em estudos clássicos, no qual a capacidade do estudioso em perceber diferenças e tirar conclusões seja tão facilmente prejudicada."

"Felizmente não me causa nenhum choque moral, nem repugnância, qualquer ato genital que seja desejável e agradável a todos os seus participantes (sejam eles um, dois ou mais do que dois)", conclui no prefácio da edição.

"A Homossexualidade na Grécia Antiga" procura mostrar sentimentos e comportamentos homossexuais retratados na arte, na literatura, na filosofia e no direito, durante o período clássico grego.

Como os gregos não tinham um substantivo correspondente a "homossexual" e "heterossexual" --apesar de conscientes de que os indivíduos tinham preferências sexuais--, para demarcar o objeto de estudo, o autor definiu homossexualidade como "a disposição para buscar prazer sensorial através do contato corporal com pessoas do mesmo sexo, preferindo-o ao contato com o outro sexo".

Sir Kenneth J. Dover lecionou no College Corpus Christi, de Oxford, membro da Academia Britânica e professor da cadeira de grego e presidente de honra da Universidade de St. Andrews.

*

"Homossexualidade na Grécia Antiga"
Autor: Keneth J. Dover
Editora: Nova Alexandria
Páginas: 334
Quanto: R$ 61,20 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página