Saltar para o conteúdo principal
 
02/01/2014 - 15h50

Repórter publica investigação sobre a evolução patrimonial de parlamentares

da Livraria da Folha

Selecionar parlamentares e investigar o enriquecimento deles parece fácil, levando em consideração a quantidade de denúncias que pululam diariamente. Para escrever "Os Ben$ que os Políticos Fazem", o repórter Chico de Gois se fundamentou em declarações de bens de vereadores de capitais, deputados estaduais e federais e 81 senadores. De início, aproximadamente 10 mil documentos.

Divulgação
Chico de Gois conta como dez parlamentares aumentaram seu patrimônio
Livro conta como parlamentares aumentam seu patrimônio

A pesquisa profunda se limitou a políticos que exerceram mais de um mandato ou concorreram em outras eleições cujo patrimônio cresceu mais de R$ 1 milhão no período.

"Mesmo assim, a base continuou grande", conta. "O leitor poderá estranhar o fato de que, no livro, não apareçam personagens de fama nacional".

Gois, então, chegou a dez nomes: Domingos Brazão, Aurélio Miguel, Aelton Freitas, Marcelo Nilo, Arthur Lira, Genecias Noronha, Rigo Teles, Wellington Fagundes, Mecias de Jesus e Natan Donadon.

"No Brasil do Século 21, os interesses políticos continuam os mesmos –vencer as eleições a qualquer custo e refestelar no poder", escreve. "Para isso, formam-se alianças heterogêneas, velhos inimigos esquecem o passado e dão-se os braços com o objetivo de, uma vez eleitos, dividir o butim".

"Os Ben$ que os Políticos Fazem" traz o resultado dessa investigação. "Os personagens descritos nesses capítulos são exemplos de políticos que aumentaram, indubitavelmente, seu patrimônio no período em que exerceram mandatos", diz.

"Raramente alguém sai da política com menos do que entrou".

Chico de Gois, repórter do jornal "O Globo", testemunhou diversas campanhas eleitorais, cobriu CPIs e acompanhou o cotidiano da presidência da República por cinco anos.

*

OS BEN$ QUE OS POLÍTICOS FAZEM
AUTOR Chico de Gois
EDITORA LeYa
QUANTO R$ 29,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

 
Voltar ao topo da página