Saltar para o conteúdo principal
 
06/03/2018 - 11h20

Livro analisa papel de lobistas na política nacional e internacional

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro discute regulamentação, valores e limites para relação entre poder público e iniciativa privado
Livro discute regulamentação, valores e limites para relação entre poder público e iniciativa privado

Organizado por Milton Seligman e Fernando Mello, o livro "Lobby Desvendado - Democracia, Políticas Públicas e Corrupção no Brasil Contemporâneo" analisa o papel de lobistas na política.

Publicada pela editora Record, a obra reúne um manual e artigos que combinam perspectivas práticas, de profissionais do mercado, com análises minuciosas e acadêmicas, de professores brasileiros e internacionais.

Vista com desconfiança pela maioria das pessoas, a profissão de lobista é frequentemente associada à corrupção, até mesmo nos Estados Unidos, onde a prática é comum e regulamentada. Os textos, no entanto, procuram analisar as relações entre agentes privados e públicos por meio de diferentes perspectivas, se debruçando sobre valores, limites, potencialidades e problemas que envolvem o poder público e a sociedade.

A proposta da publicação é entender o papel das relações governamentais no atual contexto do país, abordando seus desafios, melhores práticas e sua relação com a corrupção.

Os autores também discutem e expõem modelos de regulação da atividade, pilares éticos, legais e eficientes que garantam que a influência nas políticas públicas aconteça em conformidade com o interesse público.

Os artigos analisam a regulamentação do lobby em vários países em comparação com o Brasil, o fortalecimento das relações entre o poder público e as empresas privadas na última década e a importância da transparência e da boa regulamentação para organizar a relação entre o poder público e o setor privado.

Milton Seligman coordena o Programa de Cursos em Gestão e Políticas Públicas do Insper. No setor público, ocupou cargos e funções nos governos dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. No setor privado, foi VP de Relações Corporativas da Ambev e dirigente de associações empresariais da indústria de bebidas.

Fernando Mello é sócio do portal "Jota", já escreveu para "Veja", Folha de S.Paulo e "El País América", entre outros. Como jornalista, ganhou o prêmio de excelência da Sociedad Interamericana de Prensa, o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo e o Prêmio Esso de Melhor Contribuição para a Imprensa. Mestre pela Escola de Serviços Exterior, é doutorando em ciência política na Universidade da Califórnia.

*

LOBBY DESVENDADO
ORGANIZADORES Milton Seligman e Fernando Mello
EDITORA Record
QUANTO R$ 49,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página