Saltar para o conteúdo principal
 
26/03/2013 - 16h05

Educador descreve comportamento suicida em adolescentes

da Livraria da Folha

O comportamento suicida é uma manifestação comum entre crianças e adolescentes. Pais e professores precisam observar a conduta de filhos e alunos para evitar o risco de morte e de lesões. "Transtornos comportamentais, principalmente a depressão infantojuvenil, devem ser corretamente tratados quando identificados", diz educador Gustavo Teixeira.

Divulgação
Guia acessível e útil tanto para os profissionais da área quanto para os pais
Guia útil tanto para os profissionais da área quanto para os pais

Atrás apenas de acidentes e homicídios, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre 10 e 19 anos. Mais de 40% das mortes foram causadas por armas de fogo.

Crianças que pensam em se matar são três vezes mais predispostas a tentarem provocar a própria morte na adolescência. Aquelas que tentam na infância, por qualquer meio, são seis vezes mais propensas.

Em "Manual dos Transtornos Escolares", Teixeira relata que, apesar de as meninas pensaram mais em suicídio, o índice de morte entre os adolescentes do sexo masculino é maior

Segundo o autor, "as tentativas entre os meninos tendem a ser mais agressivas, como por meio de armas de fogo, facas ou de enforcamento, enquanto mulheres tendem a abusar de medicamentos ou venenos".

No livro, bullying, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno bipolar , deficiência intelectual e autismo infantil também são abordados. A edição interessa a pais, professores e profissionais ligados à educação.

Gustavo Teixeira é graduado pela South High School, mestre em educação pela Framingham State University e membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Ele também assina "Desatentos e Hiperativos" e "Manual Antibullying".

*

"Manual dos Transtornos Escolares"
Autor: Gustavo Teixeira
Editora: Best Seller
Páginas: 240
Quanto: R$ 17,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página