Saltar para o conteúdo principal
 
08/04/2013 - 09h00

Monte sua estante com obras sobre Pablo Picasso

da Livraria da Folha

O pintor espanhol Pablo Picasso morreu em 8 de abril de 1973, na França. Entre suas obras, destacam-se: "Ciência e Caridade", "As Senhoritas de Avignon", "Natureza Morta Dentro de uma Paisagem" e "Guernica".

Monte sua estante com obras sobre Pablo Picasso

Considerado uma das maiores influências da arte no século 20, nasceu em Málaga, no dia 25 de outubro de 1881. Picasso se interessou pela arte aos sete anos, quando recebeu orientações de seu pai, José Ruiz y Blasco, pintor naturalista especialista em pássaros e professor de arte.

Para quem deseja ver as obras do pintor de perto, o "Guia Visual Paris" oferece as opções percorrer todas as fases de Picasso. Abaixo, veja o que o Musée Picasso oferece.

*

Musée Picasso

Com a morte do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que viveu a maior parte da vida na França, o governo francês recebeu muitas de suas obras no lugar do pagamento de impostos. Elas foram reunidas no museu Picasso, inaugurado em 1985 em uma mansão do século 17, o Hotel Salé, no Marais. As características originais do hotel, erguido em 1656 para Aubert de Fontenay, coletor de impostos sobre o sal (salé quer dizer "salgado"), foram preservadas. As obras do acervo refletem a extensão do desenvolvimento artístico de Picasso, incluídas as fases azul, rosa e cubista. Grande parte do acervo estará emprestado entre 2010 e 2011, mas há exposições temporárias frequentemente.

Guia do Museu

O acervo está exposto em ordem cronológica, começando pelas obras das fases azul e rosa, cubista e neo clássicas, no primeiro andar. A exposição muda de tempos em tempos - nenhuma delas mostra todas as obras juntas. No térreo há um jardim com esculturas e trabalhos do final dos anos 1920 aos anos 1930, e de meados da década de 1950 até 1973.

Picasso e a Espanha

Após uma última visita em 1934, Picasso nunca mais voltou a sua terra natal, em protesto contra o regime do general Franco. Mas no tempo em que viveu na França, usou temas espanhóis em sua arte, como o touro (às vezes na forma de minotauro) e a guitarra, que ele associava à sua infância na Andaluzia.

Divulgação
"Auto-retrato" (foto), do espanhol Pablo Picasso, é de 1972 e feito com lápis preto e lápis de cor sobre papel
"Autorretrato" (foto), do espanhol Pablo Picasso, é de 1972 e feito com lápis preto e lápis de cor sobre papel

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página