Saltar para o conteúdo principal
 
11/08/2014 - 15h32

Em novo livro, autor de 'A Lógica do Cisne Negro' elogia a incerteza

da Livraria da Folha

Autor de "A Lógica do Cisne Negro" e "Iludido pelo Acaso", Nassim Nicholas Taleb avalia uma categoria de coisas que se beneficiam da desordem e da volatilidade para sobreviver e crescer em "Antifrágil".

"Basicamente, se a antifragilidade é uma propriedade de todos aqueles sistemas naturais (e complexos) que sobrevivem, privar esses sistemas de volatilidade, aleatoriedade e agentes estressores os prejudicará", escreve.

Divulgação
Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego?
Escreva carta de demissão antes mesmo de começar no emprego

Quando fragilizamos a economia, a política e a educação tentando torná-las estáveis, abrimos a possibilidade de um "cisne negro", evento imprevisível e irregular em larga escala e com grandes consequências.

Para Taleb, a incerteza é algo presente, desejável e necessária para a evolução. Devemos nos beneficiar dela. "Assim como passar um mês na cama causa atrofia muscular, os sistemas complexos se enfraquecem e até morrem quando são privados de agentes estressores".

Nassim Nicholas Taleb dedica seus estudos aos problemas de incerteza, probabilidade e conhecimento. Viveu como empresário e operador da bolsa de valores até 2006. Hoje, ele é professor de engenharia de risco no Instituto Politécnico da Universidade de Nova York.

"Antifrágil", publicado no Brasil pela Best Business, apresenta tentativas de compreender e agir num mundo repleto de cisnes negros.

*

ANTIFRÁGIL
AUTOR Nassim Nicholas Taleb
EDITORA Best Business
QUANTO R$ 49,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página