Saltar para o conteúdo principal
 
28/01/2016 - 12h08

'Orgulho e Preconceito' era 'filho querido' de Jane Austen; conheça o clássico

da Livraria da Folha

Ambientado na Inglaterra na virada do século 18 para o 19, "Orgulho e Preconceito" relata o alvoroço na família Bennet com a chegada de dois jovens - o rico Charles Bingley e seu aristocrático e soberbo amigo Fitzwilliam Darcy. Entre bailes e encontros inesperados, os laços entre a família Bennet e os dois rapazes começam a se estreitar.

Jane Austen se referia a "Orgulho e Preconceito", o primeiro romance que escreveu, como seu "filho querido". Considerado uma das mais românticas e engraçadas histórias de amor já contadas, o livro foi publicado originalmente no dia 28 de janeiro de 1813. Desde então, gerações de leitores foram encantadas pela atração irresistível entre a vivaz e independente Elizabeth Bennet e o austero e solene sr. Darcy.

Ao escrever a obra, Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor feitos por uma observadora perspicaz.

O livro, que já era considerado um clássico, foi ganhando ainda mais popularidade após as inúmeras adaptações para o cinema e a TV. Uma das mais aclamadas pela crítica e pelo público foi produzida pela BBC e transmitida em 1995.

Na série, que foi produzida por Sue Birtwistle e dirigida por Simon Langton, Jennifer Ehle e Colin Firth interpretam Elizabeth Bennet e Mr. Darcy.

Numa das cenas mais icônicas - e que arrancou muitos suspiros das devotas do personagem -, o ator Colin Firth sai do lago com a camisa branca molhada e esbarra com a heroína. Vale comentar que a cena não consta na história original e foi um improviso criado pelo roteirista Andrew Davies.

Reprodução
Série retrata o alvoroço na família Bennet com a chegada do rico Charles Bingley e seu aristocrático amigo, Fitzwilliam Darcy
Série retrata o alvoroço na família Bennet com a chegada do rico Charles Bingley e seu aristocrático amigo, Fitzwilliam Darcy

*

ORGULHO E PRECONCEITO (LIVRO)
AUTOR Jane Austen
TRADUTOR Roberto Leal Ferreira
EDITORA Martin Claret
QUANTO R$ 38,90 (preço promocional *)

ORGULHO E PRECONCEITO (DVD)
DIRETOR Simon Langton
DURAÇÃO 300 minutos
QUANTO R$ 39,90 *

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página