Saltar para o conteúdo principal
 
25/04/2018 - 09h01

Filósofa Djamila Ribeiro eleva debate sobre lugar de fala em livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Autora é também coordenadora de coleção que visa a publicação de novas vozes sobre temas que dialogam com o feminismo
Autora é também coordenadora de coleção que visa a publicação de novas vozes e temas sobre feminismo

A filósofa Djamila Ribeiro lança luz sobre a atuação dos ditos movimentos identitários em "O que É Lugar de Fala?", publicado pela editora Letramento.

O título é o primeiro da coleção Feminismos Plurais, que conta também com os livros "O que É Encarceramento em Massa?" e "O que É Empoderamento?".

Aqui, a autora eleva o debate sobre o que é lugar de fala indo além do que normalmente se encontra em debates virtuais, e contextualiza a questão.

Ela apresenta uma série de produções intelectuais de mulheres negras ao longo da história - muitas das quais costumeiramente ficam à margem do cânone do saber.

Partindo de obras de feministas negras como Patricia Hill Collins, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Sueli Carneiro, a autora procura questionar quais são os sujeitos que tem direito à voz em uma sociedade estruturada em cima da branquitude, da masculinidade e da heterossexualidade.

Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, em 1980, Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista on-line da revista Carta Capital e foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

*

O QUE É LUGAR DE FALA?
AUTORA Djamila Ribeiro
EDITORA Letramento
QUANTO R$ 17,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página