Saltar para o conteúdo principal
 
29/06/2018 - 10h11

Filósofa norte-americana analisa onda recente de protestos

da Livraria da Folha

Divulgação
Conhecida por suas pesquisas e contribuições sobre performance de gênero, autora analisa atuação de protestos coletivos
Conhecida por suas pesquisas e contribuições sobre performance de gênero, autora analisa atuação coletiva

A filósofa norte-americana Judith Butler analisa as novas formas de ação coletiva em "Corpos em Aliança e a Política das Ruas".

Publicado pela editora Civilização Brasileira, o livro traz reflexões sobre a reunião de grupos de maneira repentina, suas formas e efeitos em diversas partes do globo.

A autora busca compreender as funções das assembleias públicas improvisadas e também questionar as posições sobre o que é "público" e quem é considerado "o povo".

A partir da compreensão de que assembleias são formas plurais de ação performativa, a filósofa relaciona performance a ações orquestradas do corpo. Baseando-se na noção de "ações coletivas" de Hannah Arendt e atualizando as afirmações dela sobre o papel do corpo na política, Butler postula que as reuniões corporificadas, presenciais ou não, implicam a ressignificação do espaço público político.

Os primeiros capítulos da obra se concentram nas formas de assembleia que presumem modos de pertencimento e ocasiões de manifestações políticas em locais específicos. Os últimos se perguntam se as formas de obrigação ética se sustentam entre aqueles que não compartilham um sentido de pertencimento geográfico ou linguístico.

Butler, no livro, dialoga com uma das principais questões levantadas por Adorno: a dificuldade de encontrar um modo de perseguir uma vida boa num contexto de um mundo estruturado pela desigualdade, pela exploração e pelas formas de apagamento.

Nascida em Cleveland, nos Estados Unidos, em 1956, Judith Butler é professora no Departamento de Literatura Comparada e Retórica, na California University, em Berkeley. É autora de livros como "Problemas de Gênero", "Quadros de Guerra", "Relatar a Si Mesmo" e "A Vida Psíquica do Sujeito", entre outros.

*

CORPOS EM ALIANÇA E A POLÍTICA DAS RUAS
AUTORA Judith Butler
EDITORA Civilização Brasileira
QUANTO R$ 50,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página