Saltar para o conteúdo principal
 
29/09/2011 - 20h00

Leia trecho de "Sete Segredos que Ele Nunca Vai Contar pra Você"

da Livraria da Folha

Reprodução
Livro ajuda a perceber que o homem é mais simples do que parece
Ajuda a perceber que o homem é mais simples do que parece

Segredo NÚMERO 1

Por que os homens preferem os resumos e as mulheres querem o romance completo

Era um daqueles eventos sociais que odeio. Aqueles em que você precisa se arrumar, ter a melhor aparência e tentar agir socialmente mesmo quando esse não é o seu jeito e quando se sente estrangulado porque o nó da gravata está muito apertado.

Mas, porque amo minha esposa, concordei em acompanhá-la... embora não a tenha visto na maior parte da noite depois de chegarmos lá.

Andei pelo lugar por alguns minutos, cumprimentando as pessoas com a cabeça e um sorriso, e finalmente cheguei à poncheira. De alguma maneira, ela o ajuda a segurar alguma coisa quando não se sente muito confortável.

Depois de encher meu copo da maneira mais lenta possível, dei um passo para trás a fiim de analisar a sala e tomar o menor dos goles.

Foi então que outro homem aproximou-se da poncheira. Dei-lhe o "cumprimento de cabeça".

Esse cumprimento é a linguagem universal masculina, e é muito fácil de fazer. Quando vê outro homem, você levanta a cabeça em um centímetro. Ele levanta a cabeça dele um centímetro. Vocês acabaram de entabular uma conversa completa e ambos estão satisfeitos. Sem dizer nada, vocês disseram: "Oi, como vai? Bela festa, não?".

Mas aquele camarada junto à poncheira parecia tão perdido quanto eu. De repente, um raio de vulnerabilidade caiu sobre mim. Estendi a mão.

- Meu nome é Kevin.

Ele a apertou e disse:

- Rick.

- Bela festa, não é? - acrescentei.

Então, ali mesmo, fiquei sem palavras. Afinal de contas, aquele cara era um estranho. Não precisava seguir adiante. Ficamos os dois parados diante da poncheira. Então, tentei de novo.

- Então... em que você trabalha?

Esse outro diálogo durou trinta segundos.

Ficamos sem palavras de novo. O que você diz quando não houve nenhum jogo nos últimos dias sobre o qual conversar? Então, Sande apareceu. Uma visão encantadora diante de meus olhos e, melhor ainda, minha salvadora social.

- Rick, esta é Sande, minha esposa - disse eu, segurando o braço de minha esposa.

A falta de jeito acabou repentinamente. Sande ficou por ali e preencheu os espaços por alguns minutos, com sua personalidade tão viva, e depois me arrebatou para me apresentar a algumas outras pessoas.

Senti-me como um peixe que acabara de sair da água, pulando alucinadamente, com olhos arregalados, sobre o convés de um navio. Então, uma alma caridosa disse: "Ah, olhe só para ele", teve misericórdia de mim e jogou-me de volta à água, onde poderia respirar e sentir-me confortável de novo.

Digamos, agora, que você é mulher e encontra outra mulher, chamada Carol, pela primeira vez, ao lado da poncheira.

- Oi - diz ela. - Meu nome é Carol.

Você se apresenta e acrescenta:

- Que sapato bonito.

- Ah, comprei na Macy's - começa ela, e, então, vocês duas estão no maior papo. Ainda que você seja uma mulher mais calada por natureza, durante sua conversa de 45 minutos vocês falaram sobre sapatos, vestidos, onde gostam de fazer compras, sua receita favorita de ponche, os lugares onde passaram o último verão e o que gostaram de ver ali, a saudade que você sente de uma amiga que se mudou etc. Sabe de uma coisa? Embora uma de vocês seja vice-presidente de um banco local e a outra seja enfermeira, a atividade profissional de vocês não entra na conversa. Vocês não conversam sobre trabalho.

Mas as duas saem dali com números de telefone anotados em guardanapos, acenando uma para a outra e dizendo "olha, vou ligar". E o que é mais surpreendente para nós, homens, é que normalmente vocês ligam!

*

"Sete Segredos que Ele Nunca Vai Contar pra Você"
Autor: Kevin Leman
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 256
Quanto: R$ 21,91 (preço promocional)*
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página