Saltar para o conteúdo principal
 
07/11/2017 - 13h46

Relatos mostram como ascensão de Hitler impactou a psique alemã

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro traz relatos de sonhos de cidadãos assim que Hitler chegou ao poder; pesadelos antecipavam horror que viria com a guerra
Livro traz relatos de sonhos de cidadãos assim que Hitler chegou ao poder; pesadelos antecipavam horror que viria com a guerra

Entre 1933 e 1939 a jornalista Charlotte Beradt empreendeu uma pesquisa secreta: entrevistou cidadãos alemães para coletar seus sonhos relacionados às mudanças políticas no país.

Este trabalho só se tornou conhecido em 1966, com a publicação do livro "Sonhos no Terceiro Reich", lançado pela primeira vez no Brasil pela editora Três Estrela, selo do Grupo Folha, que edita a Folha.

Christian Dunker, que assina o texto de apresentação da edição brasileira destaca que a autora "estava ciente de que o desastre que levou Hitler ao poder não poderia ser reduzido nem à hipótese de uma súbita loucura coletiva, nem ao mero desvio de rota dos processos de racionalização próprios da modernidade".

Desta forma, os sonhos coletados de 300 pessoas possibilitam entender o funcionamento da estrutura social que se formou após a chegada de Hitler ao poder. Protagonizados por figuras nazistas, eles refletem o medo que se disseminava no cotidiano da sociedade alemã e o dilema vivido por indivíduos que refutavam o nazismo mas adotavam uma atitude conformista.

De origem judia, a jornalista e ensaísta Charlotte Beradt (1907-1986) foi ligada ao Partido Comunista alemão. Em 1939, exilou-se nos Estados com o segundo marido, o jornalista e escritor Martin Beradt. Trabalhou com Hannah Arendt em Nova York e traduziu seus ensaios.

Publicou em 1969 uma biografia do líder comunista Paul Levi e quatro anos mais tarde foi responsável pela edição das cartas de Rosa Luxemburgo a sua secretária Mathilde Jacob.

*

SONHOS NO TERCEIRO REICH
AUTORA Charlotte Beradt
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 30,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página