Saltar para o conteúdo principal
 
21/08/2012 - 14h30

Livro narra o episódio considerado o início da Guerra Fria

da Livraria da Folha

Semanas depois de terminada a Segunda Guerra Mundial (1939-45), o criptógrafo Igor Gouzenko deixou a embaixada em Ottawa, Canadá, com documentos secretos da URSS e levou-os a um jornal local. O desertor estava prestes a mudar a história do século 20.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Documentário expõe máquinas de guerra nazistas
Historiador fala sobre Segunda Guerra; leia entrevista

Divulgação
Autora descreve como Gouzenko estava envolvidos em uma trama muito maior
Autora descreve como Gouzenko envolveu-se em uma trama maior

O episódio e a repercussão da ação do desertor é investigada e descrita por Amy Knight, doutora em política russa e especialista em serviços de segurança russos e soviéticos, no livro "Como Começou a Guerra Fria: O Caso Igor Gouzenko e a Caçada aos Espiões Soviéticos".

O maço de papeis que Gouzenko levou à redação do periódico canadense trazia informações sobre o desenvolvimento do processo de fissão de urânio por cientistas soviéticos.

Para compor a edição, Knight pesquisou arquivos de inteligência abertos ao público após o fim da Guerra Fria e vasculhou os depoimentos de personagens envolvidas no caso. No volume, examina o conteúdo das revelações e debate quais os verdadeiros motivos que levaram Gouzenko a desertar.

O resultado é o relato de uma trama que envolveu a polícia do Canadá, Edgar Hoover, então diretor do FBI, e o governo britânico. "A deserção de Gouzenko, que permaneceu um segredo bem guardado, logo assumiu grandes proporções para todos nos altos escalões dos três governos aliados", conta a autora.

Amy Knight também assina "Beria: o Lugar-Tenente de Stalin" e "Quem Matou Kirov? o Maior Mistério do Kremlin", todos publicados no Brasil pela editora Record.

*

"Como Começou a Guerra Fria"
Autor: Amy Knight
Editora: Record
Páginas: 364
Quanto: R$ 14,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página