Leia trecho de 'Coronelismo, Enxada e Voto'
da Livraria da Folha
Escrito por Victor Nunes Leal (1914-85) e publicado em 1948, "Coronelismo, Enxada e Voto: O Município e o Regime Representativo na Brasil" é um marco da ciência política no Brasil. O autor interpreta documentos históricos, legislações e dados estatísticos, uma novidade nos trabalhos de ciências humanas no país.
Professor, advogado, cientista social e jornalista, Nunes Leal foi ministro-chefe da Casa Civil durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-59) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na década de 1960.
Abaixo, leia um trecho.
*
1. Indicações sobre a estrutura e o processo do "coronelismo"
PALAVRAS INTRODUTÓRIAS
Divulgação |
![]() |
Um dos marcos inaugurais da moderna ciência política no Brasil |
O fenômeno de imediata observação para quem procure conhecer a vida política do interior do Brasil é o malsinado "coronelismo". Não é um fenômeno simples, pois envolve um complexo de características da política municipal, que nos esforçaremos por examinar neste trabalho.
Dadas as peculiaridades locais do "coronelismo" e as suas variações no tempo, o presente estudo só poderia ser feito de maneira plenamente satisfatória se baseado em minuciosas análises regionais, que não estava ao nosso alcance realizar. Entretanto, a documentação mais acessível e referente a regiões diversas revela tanta semelhança nos aspectos essenciais que podemos antecipar um exame de conjunto com os elementos disponíveis.
Como indicação introdutória, devemos notar, desde logo, que concebemos o "coronelismo" como resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. Não é, pois, mera sobrevivência do poder privado, cuja hipertrofia constituiu fenômeno típico de nossa história colonial. É antes uma forma peculiar de manifestação do poder privado, ou seja, uma adaptação em virtude da qual os resíduos do nosso antigo e exorbitante poder privado têm conseguido coexistir com um regime político de extensa base representativa.
Por isso mesmo, o "coronelismo" é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece a base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
Paradoxalmente, entretanto, esses remanescentes de privatismo são alimentados pelo poder público, e isso se explica justamente em função do regime representativo, com sufrágio amplo, pois o governo não pode prescindir do eleitorado rural, cuja situação de dependência ainda é incontestável.
Desse compromisso fundamental resultam as características secundárias do sistema "coronelista", como sejam, entre outras, o mandonismo, o filhotismo, o falseamento do voto, a desorganização dos serviços públicos locais.
Com essas explicações preliminares, passamos a examinar os traços principais da vida política dos nossos municípios do interior.
*
"Coronelismo, Enxada e Voto"
Autor: Victor Nunes Leal
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360
Quanto: R$ 42,25 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.
Leia mais
- Cientista político relata o desenvolvimento eleitoral no Brasil
- Políticos são os maiores latifundiários do Brasil, diz livro
- Brasil deveria ter uma constituição sucinta; ouça análise
- Advogado diz que corrupção é o 5º poder no Brasil
- Lula retirou a tampa do esgoto, diz "O Governo Lula e o Combate à Corrupção"
Especial
- Leia todas as reportagens publicadas diariamente na Livraria da Folha
- Veja o que já foi publicado sobre história do Brasil na Livraria da Folha
Livraria