Saltar para o conteúdo principal
 
16/10/2012 - 20h36

Sommelier harmoniza filosofia e cerveja; ouça

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

Alessandro Pinesso, sommelier de cervejas, foi convidado para fazer a revisão técnica e criar um apêndice para os leitores brasileiros de "Filosofia de Botequim", livro escrito pelo professor de filosofia Matt Lawrence.

Raquel Magalhães/Divulgação
Alessandro Pinesso no lançamento do Livro "Filosofia de Botequim"
Alessandro Pinesso no lançamento do livro "Filosofia de Botequim"

Para cada uma das 48 questões filosóficas, Lawrence recomenda uma cerveja, entre claras e escuras de todo o mundo. O sommelier brasileiro adicionou outros 12 rótulos.

Segundo Pinesso, "o Brasil ainda não possui uma 'escola' cervejeira para chamar de sua, mas temos muita gente boa empenhada em fazer rótulos dignos de nota".

Aos iniciantes na degustação de cervejas, ele recomenda visitar lojas especializadas e ler a respeito. "Formar um repertório é o melhor caminho", disse em entrevista à Livraria da Folha. "Eu já vou avisando: é um caminho sem volta".

"A minha intenção [no livro] foi mostrar o quanto os cervejeiros artesanais brasileiros estão evoluídos". Ouça.

Ouça

Divulgação
"Filosofia de Botequim" traz 48 questões filosóficas para acompanhar sua cerveja
Lawrence apresenta 48 questões para acompanhar sua cerveja

Com o título, Lawrence quis tornar o debate filosófico mais prazeroso ao reunir boas cervejas e grandes nomes do pensamento, como Platão, Lucrécio, Pascal, Descartes e Nietzsche.

A edição --destinada a provocar curiosidade sobre temas da filosofia-- traz sugestões com tabelas para desenvolver o gosto pela cerveja e bibliografia indicada para se aprofundar em cada assunto.

No texto, apresenta problemas clássicos, como o paradoxo do movimento de Zenão (5º século a.C.), aliada à degustação de uma Weihenstephaner Original Lager. A cervejaria foi fundada em 1040 d.C. e é a mais antiga em atividade.

O lançamento de "Filosofia de Botequim" aconteceu na terça-feira (9), com a presença de Pinesso, no Empório Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Divulgação
Tabela de degustação e exemplo de sabores do livro "Filosofia de Botequim"
Tabela de degustação e exemplo de sabores do livro "Filosofia de Botequim"

*

"Filosofia de Botequim"
Autor: Matt Lawrence
Editora: Alaúde
Páginas: 320
Quanto: R$ 39,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página