Saltar para o conteúdo principal
 
25/05/2013 - 10h30

Entenda fundamentos da teoria quântica e evite interpretações errôneas

da Livraria da Folha

Reprodução
Livro relata esforço para entender as propriedades fundamentais da matéria
Teoria quântica é uma das mais revolucionárias do mundo da física

A teoria quântica apresentou uma revolução na forma de pensar a natureza como poucas vezes foi vista na história das ciências. O intermitente comportamento das partículas subatômicas e seus desdobramentos teóricos são interpretados de maneira peculiar por espiritualistas e esotéricos. Leituras não científicas desse gênero são as mais comuns, mas os "cientistas amadores" podem encontrar fontes confiáveis sobre o assunto.

Nerd Quiz: "De Volta para o Futuro"

Segundo John Polkinghorne, "embora a articulação completa da teoria exija o uso de sua linguagem natural, a matemática, muitos de seus conceitos básicos podem ser acessíveis ao leitor comum que está preparado para se dar ao trabalho de acompanhar a história de uma descoberta notável."

Reprodução
Autor comenta as implicações da teoria para o futuro da espécie humana
Autor comenta as implicações da teoria para o futuro da humanidade

Autor de "Teoria Quântica", John Polkinghorne foi professor de física em Cambridge até 1979, quando decidiu se tornar um sacerdote anglicano. Apesar de sua crença, Polkinghorne leva o leitor aos mistérios do mundo subatômico com rigor acadêmico e didatismo.

O exemplar apresenta a história das descobertas, dos cientistas e dos experimentos, destacando os conceitos centrais da teoria, como descoerência, complementaridade, caologia quântica e o princípio da incerteza.

"Bohr e a Teoria Quântica em 90 Minutos" é outro título indicado aos leigos curiosos. Escrito por Paul Strathern, professor de filosofia e matemática que também assina "Oppenheimer e a Bomba Atômica em 90 Minutos e "Galileu e o Sistema Solar em 90 Minutos", o título explica os avanços na física e na compreensão da estrutura atômica proporcionados pelas descobertas do dinamarquês Niels Bohr (1885-1962).

Para despertar a curiosidade científica ou só para não "boiar" nas piadas da série "The Big Bang Theory", os livros apresentam conceitos e debates intrigantes da física contemporânea.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página