Supremo cedeu a pressões da mídia no caso mensalão, diz jurista
FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha
As pressões da mídia comprometeram as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo o jurista Luiz Flávio Gomes, autor de "Populismo Penal Midiático". "O jornalista não deve deixar de informar", disse em entrevista. "O que o jornalismo não pode é valorar".
O populismo penal midiático não surgiu ontem. A história do jornalismo tem muitos casos em que uma notícia se transformou em caça às bruxas ou em pressão popular para a mudança de legislação. Normalmente, isso acontecia com crimes de rua.
Na ação penal 470, nomenclatura jurídica do processo conhecido como mensalão, os brasileiros testemunharam o surgimento do que Gomes chama de populismo disruptivo, que apaga a linha entre pobres e poderosos e é praticado na Europa e nos EUA desde o fim do século 20.
Qual é o problema disso? Nem sempre as sentenças são justas e o desejo por leis mais rígidas e penas maiores não reduz a criminalidade. Soluções assim servem apenas para refrear temporariamente o ânimo popular. Legislar não implica necessariamente que a investigação seja adequada ou que a aplicação da lei seja correta.
![]() |
Processo do mensalão se transformou num espetáculo |
"Esse populismo penal é enganoso", disse o jurista. "Ele não resolve o problema da criminalidade, que só aumentou no Brasil. Todos os crimes aumentaram no Brasil". Ouça.
Com o subtítulo "Caso Mensalão, Mídia Disruptiva e Direito Penal Crítico", "Populismo Penal Midiático" apresenta uma investigação sobre o circo midiático na era da telejustiça populista e de seus superjuízes.
Para os autores, no século 21, o Brasil testemunhou a eclosão do populismo penal conservador.
*
POPULISMO PENAL MIDIÁTICO
AUTORES Luiz Flávio Gomes e Débora de Souza de Almeida
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 99,90 (preço promocional*)
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.
+ Conteúdo
- 'STF é um guardião frágil da Constituição'; ouça historiador
- Tuma Jr. descreve indústria de dossiê e acusa Lula de ter sido informante do Dops
- Políticos são os maiores latifundiários do Brasil, diz livro
- Brasil deveria ter uma constituição sucinta; ouça análise
- Pesquisas de opinião estão entre as maiores falácias da matemática, diz autor
+ Canais