Saltar para o conteúdo principal
 
31/10/2014 - 15h05

H.P. Lovecraft escreve terror sobre a loucura humana; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
H.P. Lovecraft influenciou toda uma geração autores do gênero, como Stephen King
Lovecraft é considerado o inventor da literatura moderna de horror

Em "Nas Montanhas da Loucura E Outras Histórias de Terror", uma expedição científica se transforma em um encontro com o desconhecido quando fenômenos sobrenaturais aterrorizam os membros do grupo. Diante dos horrores presenciados, eles começam a perder a razão.

Inspirado em contos de Edgar Allan Poe, Lovecraft apresenta um conjunto de histórias em que o ordinário torna-se excepcional ao entrar em contato com o oculto e até mesmo com forças alienígenas.

Howard Phillips Lovecraft é considerado um dos maiores autores de horror e ficção fantástica da literatura. Seus contos, que possuem uma mitologia própria, se adequam ao estilo gótico e são enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica. Abaixo, leia trecho de "Nas Montanhas da Loucura E Outras Histórias de Terror".

*

Sou obrigado a me pronunciar porque homens de ciência se recusaram a seguir meus conselhos sem antes conhecer minhas razões. É inteiramente contra minha vontade que revelo meus motivos para fazer oposição a esta incursão à Antártica que vem sendo planejada - com sua imensa busca por fósseis e a perfuração e derretimento em grande escala das ancestrais calotas de gelo -, e que minha advertência acabe sendo em vão me faz relutar ainda mais. Que se duvide dos fatos, tal como sou obrigado a revelá-los, é inevitável; contudo, se eu suprimisse aquilo que parecerá estapafúrdio e inacreditável, nada restaria a ser contado. As fotografias até este momento ocultadas do conhecimento público, tanto as comuns quanto as aéreas, contarão em meu favor, pois são terrivelmente vívidas e explícitas. Ainda assim, serão postas em dúvida, pois é sabido até que ponto podem nos iludir as fraudes mais competentes. Os desenhos a tinta, é claro, serão ridicularizados e considerados meros embustes, não obstante a excentricidade da técnica artística, que há de suscitar a atenção e a perplexidade dos especialistas.

Terei, em última instância, de fiar-me no discernimento e na autoridade dos poucos cientistas eminentes que desfrutam, por um lado, de suficiente independência intelectual para avaliar os dados por seus próprios méritos - horrendamente convincentes - ou à luz de certos ciclos de mitos ancestrais, altamente insólitos; e, por outro lado, de suficiente influência para impedir que a comunidade dos exploradores embarque em algum projeto estouvado e por demais ambicioso na região daquelas montanhas da loucura. É um fato lastimável que homens relativamente desconhecidos, como eu e meus colaboradores, ligados apenas a uma universidade de pequeno porte, tenham pouca chance de causar impacto quando se trata de assuntos de natureza demasiado bizarra ou altamente controversa. [...]

*

NAS MONTANHAS DA LOUCURA E OUTRAS HISTÓRIAS DE TERROR
AUTOR H.P. Lovecraft
EDITORA L&PM Editores
QUANTO R$ 19,00 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página