Saltar para o conteúdo principal
 
07/02/2016 - 12h02

No aniversário de Charles Dickens, conheça a obra do autor

da Livraria da Folha

Nascido no dia 7 de fevereiro de 1812, em Portsmouth, Inglaterra, Charles John Huffam Dickens é um dos escritores mais populares da Era Vitoriana. "Um Conto de Natal", "Oliver Twist", e "David Copperfield" são alguns de seus títulos mais famosos.

Reprodução
O escritor britânico Charles Dickens
O escritor britânico Charles Dickens

Mesmo 200 anos depois de seu nascimento, a obra de Dickens ainda é admirada por leitores de todo o mundo, principalmente em sua terra natal.

Publicado pela primeira vez em 1843, "Um Conto de Natal" é considerada uma das mais famosas histórias natalinas. O texto já foi adaptado para quadrinhos, filmes e peça teatrais.

No livro, Scrooge, um velho ranzinza, solitário e sovina, recebe a visita do espírito de seu ex-sócio que o alerta sobre as consequências de uma vida de cruel, levando o pão-duro a uma viagem pela redenção.

Numa cidadezinha inglesa uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão é "Oliver Twist". Sem suportar os maus-tratos das instituições de caridade, Oliver foge para Londres e se junta a um bando de marginais, comandado por um dos grandes vilões da história da literatura: Fagin. Originalmente publicado em folhetim, em 1837, este é o primeiro romance em língua inglesa a ter uma criança como protagonista.

Em "David Copperfield", um garoto vive feliz com a mãe viúva, até que ela se casa com o senhor Murdstone, um homem cruel. Enviado a um rígido internato, David passa a descobrir o verdadeiro caráter das pessoas e encontra uma vasta galeria de personagens, gentis, austeros ou grotescos.

A estreia de Dickens na literatura se deu com a publicação de contos em periódicos ingleses da época. O escritor vitoriano tinha um gosto especial por fenômenos sobrenaturais e histórias de fantasmas, especialmente as natalinas. "Histórias de Fantasmas" reúne 13 delas.

"Grandes Esperanças" é uma história de redenção moral. Na trama, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional herda inesperadamente uma fortuna e rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem.

-

 
Voltar ao topo da página