Saltar para o conteúdo principal
 
01/07/2016 - 10h40

Mãe de atirador de Columbine recorda tragédia em livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Mãe de um dos atiradores de Columbine fala sobre como a vida mudou após a tragédia na escola dos Estados Unidos
Mãe de um dos atiradores de Columbine fala sobre como a vida mudou após a tragédia na escola dos Estados Unidos

Em 20 de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold se armaram com pistolas e explosivos e entraram na Escola de Ensino Médio de Columbine, na cidadezinha de Littleton, nos Estados Unidos. Em questão de minutos, mataram 12 estudantes e um professor e feriram outras 24 pessoas, antes de tirarem as próprias vidas.

A tragédia que inspirou o filme "Elefante", de Gus Van Sant, foi considerado um dos piores tiroteios em uma escola nos Estados Unidos até então. O episódio agora é revisto no livro "O Acerto de Contas de Uma Mãe", escrito por Sue Klebold, mãe de Dylan, e publicado pela Verus Editora.

O lançamento é resultado deste tempo em que Sue tentou digerir o acontecimento. Sue revisitou diários, interrogou especialistas, parentes e amigos do filho. Vasculhou também seu quarto dele atrás de pistas, leu fragmentos do que ele escreveu em documentos que já estavam em posse da polícia, e tentou reconstruir, em sua memória, tudo o que viveu com seu filho até aquele dia.

O livro começa com o relato de Sue, sobre o momento em que recebeu uma ligação do marido avisando dos acontecimentos na escola, enquanto estava no trabalho em Denver, no Colorado. A partir daí, ela narra o que aconteceu com a família naquele e nos dias seguintes. Ela fala sobre o amor que sentia pelo filho apesar do que ele fez e como conviveu com o luto e a revolta da opinião pública.

Sue revela as dificuldades e desafios da vida cotidiana pelos quais ela e, o marido e o filho mais velho passaram depois da morte de Dylan, desde a cremação de seu corpo, numa cerimônia restrita e escondida, até a mudança de casa, o assédio da imprensa, passando pelos processos na Justiça movidos pelas vítimas da tragédia e todos os questionamentos sobre a criação do garoto.

"O Acerto de Contas de Uma Mãe" tem introdução de Andrew Solomon, que no livro "Longe da Árvore" sobre crianças que vivem marginalizadas, escreveu sobre a família Klebold.

*

O ACERTO DE CONTAS DE UMA MÃE
AUTORA Sue Klebold
EDITORA Verus
QUANTO R$ 33,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página