Saltar para o conteúdo principal
 
27/08/2016 - 13h48

Aprenda a fazer bolo cremoso de chocolate com receita da Rita Lobo

da Livraria da Folha

A Rita Lobo é aquela moça linda que tem uma cozinha mais linda ainda e que faz pratos de dar água na boca em seu programa no GNT. Conhecem? Em "Cozinha Prática", ela apresenta 60 receitas e todas as dicas, técnicas culinárias e truques de economia doméstica da temporada de básicos de seu programa de mesmo nome.

O livro promete ensinar a fazer arroz soltinho, a temperar feijão, a deixar o bife no ponto certo, entre outras coisas. Basicamente, é um curso de culinária em 13 capítulos. Quem já quiser colocar a mão na massa agora mesmo, conseguimos uma das receitas do "Cozinha Prática" : um bolo de chocolate delicioso que só leva cinco ingredientes. Confira abaixo:

Divulgação
Bolo cremoso de chocolate leva só cinco ingredientes e é facinho de fazer. Experimente!
Bolo cremoso de chocolate leva só cinco ingredientes e é facinho de fazer. Experimente!

Ingredientes

200 g de chocolate amargo
200 g de manteiga
1 (uma) xícara de chá de açúcar de confeiteiro
5 (cinco) ovos
1/3 de xícara de chá de amido de milho

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Unte com manteiga uma forma redonda de cerca de 24 cm de diâmetro com fundo removível. Corte um quadrado de papel-manteiga grande o suficiente para cobrir o fundo e sobrar. Feche o aro e dobre a sobra de papel para baixo - esse método evita que massas líquidas escorram pelo encaixe. Corte também uma tira de 80 cm X 12 cm e forre a parede da fôrma. Espalhe uma camada fina de manteiga (amolecida) sobre o papel.

3. Numa tábua, pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela refratária grande.

4. Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, desligue e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga (a água não deve encosta no fundo da tigela, pois o vapor é suficiente para derreter os ingredientes).

5. Retire a tigela do banho-maria. Acrescente o açúcar e misture delicadamente com uma espátula. Quebre um ovo de cada vez numa tigelinha e transfira para outro recipiente - se um deles estiver estragado, você não perde toda a receita. Com um garfo misture as gemas com as claras, sem bater.

6. Em seguida, junte os ovos à massa de chocolate. Misture delicadamente com a espátula, com cuidado para não formar bolhas - esse é o segredo para o bolo ficar denso e bem cremoso.

8. Por último, peneire o amido sobre a massa e misture até ela ficar lisa.

9 Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos - o interior deve ficar úmido, e o bolo sai do forno com cara de que ainda não está todo assado. Deixe esfriar por 20 minutos, cubra com filme e leve à geladeira por 1 hora para firmar antes de servir.

*

COZINHA PRÁTICA
AUTOR Rita Lobo
EDITORA Senac SP
QUANTO R$ 63,90

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página