Saltar para o conteúdo principal
 
11/11/2010 - 07h04

Armistício de Compiègne, acordo que marca o fim da Primeira Guerra, faz 92 anos

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra descreve a série de eventos que desencadearam o conflito
Obra descreve a série de eventos que desencadearam o conflito

No dia 11 de novembro de 1918, na cidade francesa de Compiègne, foi assinado o tratado que colocou fim na "guerra que acabaria com todas as guerras", como acreditavam os mais otimistas. O conflito internacional inaugurou um período de violência e, próxima de completar cem anos, não é a mais famosa do século 20.

O gás mostarda e as trincheiras da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) se tornaram um prelúdio para a destruição, os campos de concentração e a bomba atômica, horrores vistos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Comparada a guerra de Hitler, Mussolini, Churchill, Stalin e Roosevelt, e ao combate travado no Vietnã --cenários frequentes de filmes e livros--, o conflito que começou em Sarajevo e se espalhou pela Europa atrai pouca atenção do público.

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

À exceção de Mata Hari, Lawrence da Arábia e Barão Vermelho, a maior parte dos participantes caiu no esquecimento. "Tudo o que Você Deve Saber Sobre a Primeira Guerra Mundial" (Madras, 2008), escrito por Hernández, conta detalhes desse momento crucial para a história.

O volume traz um curioso capítulo dedicado aos mitos criados durante os combates. Narra lendas, relatos de anjos e histórias de regimentos inteiros que desapareceram misteriosamente.

*

"Tudo o que Você Deve Saber Sobre a Primeira Guerra Mundial"
Autor: Jesús Hèrnandez
Editora: Madras
Páginas: 352
Quanto: R$ 44,91 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página