Saltar para o conteúdo principal
 
10/08/2011 - 20h00

Mito sobre general da 2ª Guerra provoca discrepância biográfica

da Livraria da Folha

O filme "Patton: Rebelde ou Herói?" é o mais famoso retrato biográfico do general norte-americano. Desde sua morte, em 1945, o militar foi analisado por admiradores e adversários e sua história contada por diversas vezes. Esse montante, somado a outros comentários publicados na internet, causa uma preocupação com a veracidade e imparcialidade das fontes.

Reprodução
Livro descreve seu talento bélico e sua incapacidade de conviver pacificamente
Obra contém mapas de diversos momentos da Segunda Guerra

"Sobre Patton, produziu-se uma quantidade monumental de livros e artigos, de qualidade desigual, e, com o advento da internet, existem sites sobre ele, com os mais variados enfoques. Na sua imensa maioria, são textos embasados em pouca pesquisa documental, que repetem os lugares-comuns e as lendas a seu respeito, sem uma preocupação maior em retratar o homem e o militar por trás dos fatos narrados. Como não podia deixar de ser, frente a uma figura polêmica como Patton, a bibliografia a seu respeito também é altamente polarizada, com defensores e inimigos do general expondo suas opiniões, nem sempre respaldadas por pesquisas adequadas", explica autor de "Patton".

Acusações de homofobia, racismo e antissemitismo se contrastam com um das personalidades da Segunda Guerra que mais demonstrou desejo em derrubar os países do Eixo --e, é claro, Stalin e a União Soviética.

Parte da coleção "Guerreiros", o livro enfatiza quatro anos (1942-1945) de sua carreira, nas campanhas no norte da África, Sicília e norte da França e Alemanha.

O volume foi escrito por João Fábio Bertonha, doutor em história pela Unicamp, professor da Universidade Estadual de Maringá e autor de "Fascismo, Nazismo, Integralismo", "Sob a Sombra de Mussolini", "Os Italianos" e "A Segunda Guerra Mundial".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a estante dedicada às ciências humanas

*

"Patton"
Autor: João Fábio Bertonha
Editora: Contexto
Páginas: 160
Quanto: R$ 28,00 (preço promocional de lançamento*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página