Saltar para o conteúdo principal
 
31/10/2011 - 16h00

Conheça obras de 6 mestres da literatura de horror

da Livraria da Folha

Como parte das comemorações do Halloween, a equipe da Livraria da Folha selecionou seis mestres da literatura que trouxeram inovações, transformaram o gênero e ganharam imensa notoriedade ao escreverem histórias de horror.

Enquanto Mary Shelley (1797-1851), Edgar Allan Poe (1809-1849), Bram Stoker (1847- 1912) e H. P. Lovecraft (1890-1937) são seculares e ajudaram a definir os temas e estabelecer as bases da ficção fantástica, os contemporâneos Stephen King (1947) e Clive Barker (1952) seguiram a trilha deixada por eles e exploraram ao máximo os limites da imaginação e da fantasia em seus livros. Com o sucesso estrondoso de suas obras, ajudaram a conquistar milhares de aficionados neste tipo de narrativa.

Saiba mais sobre cada autor.

*

H. P. Lovecraft
Lovecraft divide o título de maior mestre do horror de todos os tempos com Edgar Allan Poe. Foi responsável por criar uma mitologia própria. A expressão máxima de seu talento está na obra "Nas Montanhas da Loucura", infelizmente esgotada no país. Entre seus títulos mais conhecidos estão "O Caso de Charles Dexter Ward" e "A Cor que Caiu do Espaço", entre outros.

AP
O americano Edgar Allan Poe, um dos precursores
Edgar Allan Poe, um dos precursores

Edgar Allan Poe
É um dos precursores do gênero e provavelmente o escritor mais conhecido e replicado desta lista. Poe tem como maior símbolo de sua obra o poema "O Corvo", que incorpora toda a dimensão sombria e pessimista de seu trabalho. Também é autor de "Os Assassinatos na Rua Morgue" e "Histórias de Crime e Mistério".

Mary Shelley
Shelley é a autora de "Frankstein", ficção na qual um cientista, o Dr. Frankstein, contraria as leis da natureza e recria a vida ao construir um homem com restos humanos, como num mito bíblico às avessas. A estrutura "criador e criatura" inventada por ela passou a ser replicada em toda a ficção. É responsável ainda por "O Último Homem".

Bram Stoker
A versão de "Drácula" criada por Stoker tornou-se a principal referência para o mito de origem dos vampiros. Embora seja um dos mais celebrados autores do gênero, apenas o título que o alçou à fama tem grande reconhecimento no Brasil.

Joe Kohen/AFP
Stephen King, um mestre contemporaneo do horror
Stephen King, um mestre atual

Stephen King
Mestre do horror moderno, King é provavelmente o mais celebrado escritor de histórias sobrenaturais vivo. É autor, entre outros livros, de "O Iluminado", adaptado para os cinemas com maestria por Stanley Kubrick. Também é responsável por clássicos como "Sombras da Noite", "Dança Macabra" e a série "A Torre Negra".

Clive Barker
Barker é famoso pelas séries de livros "Hellraiser", "Candyman" e "Livros de Sangue", no momento esgotados. As duas primeiras deram origem a cultuados filmes de terror. Também é conhecido por "Abarat" e "O Desfiladeiro do Medo".

 
Voltar ao topo da página