Saltar para o conteúdo principal
 
16/02/2012 - 16h00

Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas

da Livraria da Folha
Texto baseado em informações fornecidas pela editora da obra.

Em "A Guerra Antes da Civilização", Lawrence H. Keeley, professor de antropologia da Universidade de Ilinois, nos EUA, contesta a visão pacifista do passado ao narrar guerras ocorridas na pré-história. Segundo o autor, esses conflitos não eram raros nem inofensivos.

Divulgação
Lawrence H. Keeley oferece uma contestação ao mito do bom selvagem
Em livro, Lawrence H. Keeley contesta o mito do bom selvagem

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada à história

A teoria do bom selvagem tem sua origem no Iluminismo. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), grosso modo, imaginava que o homem era bom por natureza. Embates sangrentos e opressão eram frutos da civilização.

Em oposição ao filósofo francês, o britânico Thomas Hobbes (1588-1679) defendia que, antes da sociedade, os homens viviam em eterno combate. Para ele, a civilização controlaria parte dessa selvageria. "O homem é o lobo do homem" se tornou o resumo dos fundamentos postulados em "Leviatã".

Porém, o autor norte-americano afirma que nenhum deles está correto. O que se desenvolveu foi a técnica de matar. Guerras sempre existiram. "Não é, portanto, de se surpreender que as primeiras histórias documentadas, os primeiros relatos escritos, sejam de teor militar", conta.

A pesquisa para a produção do livro inicia com a investigação de uma fortificação datada do período neolítico que foi encontrada recentemente a nordeste da Bélgica. Em escavações, o arqueólogo Daniel Cahen descobriu um fosso com quase três metros de profundidade apoiado por uma paliçada. Desastres naturais e animais selvagens não são evitados pelo artifício. A construção era destinada a impedir investidas bélicas de outros grupos humanos.

Parte da coleção "Abertura Cultural", publicada pela editora É, o volume também aborda questões morais e filosóficas decorrentes desse trabalho antropológico. Para interessados em história militar, a edição vale cada centavo.

*

"A Guerra Antes da Civilização"
Autor: Lawrence H. Keeley
Editora: É
Páginas: 400
Quanto: R$ 67,15 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto

 
Voltar ao topo da página