Saltar para o conteúdo principal
 
29/04/2015 - 15h23

Autor defende o sistema econômico mais criticado do mundo

da Livraria da Folha

Nenhum sistema econômico na história recebeu tantas críticas quanto o capitalista. Depois da Revolução Industrial, em todos os países, surgiram opositores que apontavam as máculas e as mazelas que a busca desmedida pelo lucro deixaram para a humanidade. De intelectuais a iletrados, o bode expiatório é sempre o mesmo.

"O preconceito e o fanatismo da opinião pública se manifestam com mais clareza pelo fato de ela vincular o adjetivo 'capitalista' exclusivamente às coisas abomináveis, e nunca àquelas que todos aprovam", escreve Ludwig von Mises "A Mentalidade Anticapitalista".

Divulgação
Capitalismo desproletariza o "homem comum" e o eleva à posição de "burguês"
Capitalismo eleva o "homem comum" à posição de "burguês"

No livro, Mises procura mostrar que foi no capitalismo que as pessoas comuns alcançaram maior qualidade de vida, mobilidade social e, principalmente, liberdade individual -inclusive para criticar o próprio sistema.

A ascensão social e econômica das multidões é a característica da sociedade capitalista. Em outros tipos de organizações econômicas, segundo a análise do autor, as massas "formavam os bandos de escravos e servos, de indigentes e pedintes".

"Na estrutura de uma economia de mercado não sabotada pelas panaceias dos governos e dos políticos, não existem grandes nem nobres mantendo a ralé submissa, coletando tributos e impostos, banqueteando-se suntuosamente enquanto os servos devem contentar-se com as migalhas".

"Todo adulto é livre para moldar sua vida de acordo com seus próprios planos, não é forçado a viver de acordo com o projeto de uma autoridade planejadora que impõe seu único esquema através da polícia, isto é, o aparato social de compulsão e coação".

Como escreve Gustavo Nogy à edição brasileira de "A Mentalidade Anticapitalista", o que impressiona nos ensaios de Mises é a sua data de publicação: 1956. "Se me contassem que houvera sido publicado anteontem, eu nem desconfiaria".

Ludwig von Mises (1881-1973) é um nome fundamental da Escola Austríaca de pensamento econômico. Leia trecho de "A Mentalidade Anticapitalista".

*

Google Plus - Logo

A MENTALIDADE ANTICAPITALISTA
AUTOR Ludwig von Mises
EDITORA Vide Editorial
QUANTO R$ 29,75 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página