Saltar para o conteúdo principal
 
23/06/2017 - 12h30

História da aparição de Fátima mudou ao longo do tempo

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro conta a história da aparição de Fátima e como figura da santa foi usada até para combater o comunismo
Livro conta a história da aparição de Fátima e como figura da santa foi usada até para combater o comunismo

Em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria teria aparecido pela primeira vez a Lúcia, 10, e seus primos Francisco, 9, e Jacinta, 7, três crianças muito humildes da cidade de Fátima, em Portugal.

A história das primeiras reações à aparição e como ela mudou ao longo do tempo são temas do livro "Fátima - Milagre ou Construção?", da jornalista Patrícia Carvalho. Quando as notícias sobre o ocorrido começaram a se espalhar, a visão era descrita como uma mulher de saia no joelho e casaco, com argolas nas orelhas e provavelmente meias brancas nos pés.

Baseado em documentos históricos, como relatórios da própria Igreja, correspondências e reportagens, o livro mergulha na história de Portugal para explicar como essas transformações aconteceram.

Ocorrido em plena Primeira Guerra Mundial e em meio ao conflito entre a recém-instaurada República e a Igreja o caso ganhou outros contornos e cresceu tomando outras proporções. Foi impulsionado pelo Estado Novo de António de Oliveira Salazar e apoiado pela fé de milhões de cristãos.

A história e o destino dos envolvidos no controverso processo de investigação feito pela Igreja Católica são narrados no livro, assim como a repentina aquisição de terras e o planejamento de um grande santuário no local.

Neste ano, o papa Francisco esteve em Portugal nas comemorações do centenário da aparição. O pontífice canonizou os irmãos Jacinta e Francisco, que morreram, logo depois das visões, vítimas de um surto de gripe espanhola. Lucia, a terceira pastorinha, tornou-se freira e morreu aos 97 anos, em 2005. Seu processo de canonização ainda está em andamento

*

FÁTIMA - MILAGRE OU CONSTRUÇÃO?
AUTORA Patrícia Carvalho
EDITORA Bertrand Brasil
QUANTO R$ 37,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página