Saltar para o conteúdo principal
 
19/02/2011 - 09h08

Faça receitas saudáveis, refrescantes ou para receber convidados

da Livraria da Folha

Uma das características mais marcantes da culinária é sua fácil adaptação e mudança de função. Logicamente a primeira coisa que se pensa quando se fala em comida é a alimentação e o quanto isto é essencial.

Divulgação
Receitas eficientes e fáceis de preparar aumentam a energia e a vitalidade
Receitas eficientes e fáceis aumentam a energia e a vitalidade

Além de nutrir, os pratos também podem apresentar outros benefícios. Alguns alimentos, se mantidas suas propriedades naturais, são quase como remédios naturais. Outros são ótimos para ajudar na prevenção de doenças, como o tofu e a soja.

Prepare vitamina de tofu e soja que ajuda a prevenir câncer

Enquanto algumas receitas transbordam calorias e engordam só de olhar, outras ajudam a perder peso. O chá verde recentemente foi descoberto pelo Ocidente, aumentando seu consumo. A erva acelera o metabolismo, o que ajuda a emagrecer, mas possui um gosto amargo. Para ajudar a melhorar o sabor, um drinque com framboesa é a opção.

Faça drinque de chá verde com framboesa para perder peso

Drinques são um tipo de bebida que combinam com diferentes ocasiões. Uma reunião formal, um encontro entre amigos ou um jantar romântico aceitam os mais variados tipos. Alguns deles podem ajudar a aquecer o corpo no inverno, outros, como a cuba-libre, refrescam o calor.

Refresque-se do calor com cuba-libre original

Festas pedem comidas especiais, como os petiços. Eles foram inventados no Oriente e tinham o tamanho pequeno para que sujassem menos louça, pudessem ser comidos com as mãos e fossem colocados na boca de uma só vez. Esta tradição foi muito bem aceita no Brasil e hoje existem diversas variações, como as bolinhas de queijo.

Divulgação
Leve as crianças para a cozinha e prepare delícias de todo tipo
Leve as crianças para a cozinha e prepare delícias de todo tipo

Aprenda a fazer bolinhas de queijo para festas e reuniões

Restrições alimentares também obrigam que se reinventem pratos conhecidos. Os vegetarianos ainda encontram dificuldades. Um churrasco tradicional, por exemplo, restringe a comida ao queijo grelhado. A criatividade aos poucos ajuda a criar receitas especiais, como a espiga de milho na churrasqueira.

Espiga de milho temperada é opção vegetariana em churrasco

Outra ótima razão para se mudar uma receita é deixá-la mais fácil, tanto que uma criança possa prepará-la. Assim é possível levar os filhos para a cozinha e compartilhar o momento com eles. Uma torta de frutas, por exemplo, poderia ser um grande transtorno, mas utilizando uma massa pronta é só diversão.

Prepare torta de frutas com massa folhada

 
Voltar ao topo da página