Saltar para o conteúdo principal
 
16/02/2017 - 09h01

Monge, filósofo e psiquiatra debatem sobre como superar dificuldades

da Livraria da Folha

Divulgação
Trio de especialistas reflete sobre as condições da felicidade humana e como podemos superar momentos difíceis
Trio de especialistas reflete sobre as condições da felicidade humana e como podemos superar momentos difíceis

Lançado pela editora Alaúde, "O Caminho da Sabedoria" é uma celebração da amizade.

Escrito a seis mãos pelo monge budista Matthieu Ricard, pelo filósofo Alexandre Jollien e pelo psiquiatra Christophe André, o livro é fruto de uma imersão que o trio realizou para conversar.

Por nove dias, os três se reuniram em uma casa na Dordonha, na França, onde diariamente trocaram experiências a respeito das lições aprendidas por eles durante suas jornadas pessoais.

Os diálogos transcritos na íntegra ao longo do livro falam sobre a relação com o ego, as emoções, a arte da escuta, as origens do sofrimento, a simplicidade e a liberdade.

Sem querer ditar regras ou pregar verdades absolutas, os autores partem de suas próprias vivências e elas são fundamentais para entender o conceito do livro

Matthieu Ricard, por exemplo, teve seu cérebro monitorado por pesquisadores do departamento de neurociência da Universidade de Winsconsin, nos EUA, durante o estado de meditação profunda. Foi considerado o "homem mais feliz do mundo". O estudo descobriu que ele tem uma capacidade incrivelmente anormal de sentir felicidade e uma propensão reduzida para a negatividade.

O filósofo Alexandre Jollien teve uma paralisia cerebral e, por conta disso, passou 17 anos em um instituto para pessoas com deficiência. Já o psiquiatra Christophe André foi pioneiro na introdução da meditação na psicoterapia.

No livro, os três debatem sobre como superar dificuldades, como acabar com a culpa e arrependimentos. Falam sobre o altruísmo, a fidelidade e a importância de saber equilibrar nossas emoções.

Christophe André é autor de alguns livros já publicados no Brasil, como "Viver Feliz", "Imperfeitos, Livres e Felizes e "Autoestima".

Matthieu Ricard já lançou por aqui livros como "Felicidade - A Prática do Bem-Estar" e "A Fortaleza de Neve", entre outros

*

O CAMINHO DA SABEDORIA
AUTOR Alexandre Jollien, Chritophe André, Matthieu Ricard
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 35,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página