Saltar para o conteúdo principal
 
27/07/2012 - 16h30

Em autobiografia, presidente do COI fala sobre terrorismo

da Livraria da Folha

Reprodução
Jacques Rogge descreve a gestão dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City
Rogge descreve a gestão dos Jogos Olímpicos de Inverno

Em sua autobiografia, "Pela Beleza do Esporte", Jacques Rogge, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), relata casos de corrupção e doping e as implicações dos atentados de 11 de Setembro na produção de jogos mundiais.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Visite a estante dedicada aos esportes

Transmitidos nos cinco continentes, os jogos criam o cenário ideal --com grande plateia-- para espalhar o medo. No segundo semestre de 2001, a Al Qaeda, até então, pouco conhecida no Ocidente, ganhou notoriedade ao aparecer em todas as mídias de massa do planeta.

A ação terrorista que abalou os Estados Unidos provocou uma nova série de precauções, os competidores temiam por sua segurança. Vale lembrar que, em 1972, nas Olimpíadas de Munique, um grupo de palestinos invadiu o alojamento israelense, causando a morte dos atletas.

"Era preciso convencer os atletas a irem para os Estados Unidos. Em um primeiro momento, conversei com os membros do COI, confirmando que a segurança estava assegurada e que o presidente dos Estados Unidos dava sua garantia. Em seguida, dirigi meu esforço às Federações Internacionais e aos Comitês Olímpicos Nacionais", conta sobre os preparativos para a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, em 2002.

O livro mostra como as habilidades necessárias para manter o COI vão além do conhecimento esportivo. A desenvoltura nas relações internacionais é, algumas vezes, maior do que a vista em candidatos à presidência.

Rogge, ex-atleta, participou dos jogos Olímpicos do México, em 1968, de Munique e de Montreal, em 1976, na classe Finn da vela. Ortopedista e jogador de rúgbi, foi eleito presidente do COI em 2001.

*

"Pela Beleza do Esporte"
Autor: Jacques Rogge
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 160
Quanto: R$ 29,00 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página