Saltar para o conteúdo principal
 
04/12/2013 - 16h22

Ex-agente da CIA ensina providências de seguranças a empresários

da Livraria da Folha

O mundo dos negócios não é tão diferente de questões de segurança global. Corporações procuram ficar informadas dos passos da concorrência, esconder segredos sobre o próximo produto e coletar e analisar o máximo de dados.

A ex-agente da J.C. Carleson, explica diversas formas de manipular e de extrair e ocultar informações, mesmo em situações corriqueiras, no livro "Trabalhe com InteligênCIA". De acordo com ela, as lições da CIA podem beneficiar empresários e empresas.

Divulgação
Técnicas dos agentes da CIA podem ser aplicadas ao mundo dos negócios
Técnicas dos agentes da CIA podem ser aplicadas aos negócios

Levar somente a quantidade necessária de dados em uma viagem é a primeira das sugestões de contrainteligência de segurança.

"Considere ter um laptop apenas para viagens; esse equipamento não deve conter nenhum dado pessoal, senhas salvas, nem qualquer outra informação sensível", diz. "É muito mais provável que você seja vítima de roubo enquanto em viagem".

Cautela em recintos eletrônicos públicos, que facilita a violação de arquivos, e a "pegada pública", ou seja, informações que despejamos diariamente nas redes sociais, por exemplo, são formas de ficar exposto.

"Eles [redes sociais] podem ser maravilhosos para nos manter em contato com amigos e família, mas devem ser usados tendo sempre em mente que alguém, em algum lugar, está observando o que você publica com motivos nada nobres".

O conselho básico de Carleson é picar papéis. Pode parecer paranoia da Guerra Fria, mas a ex-agente garante que ainda existem "mergulhadores" --pessoas que vasculham lixo em busca de informação. Eles podem estar atrás de documentos da empresa ou de saldos bancários pessoais.

"Em um mundo no qual a informação tem preço, vale a pena ser vigilante", escreve.

Depois de quase uma década de trabalho clandestino no Oriente Médio, Carleson deixou a agência de inteligência norte-americana. Antes, com diploma da Ivy League --grupo de oito universidades de elite--, ela trabalhou em setores industriais.

Como pode se esperar de uma pessoa treinada pela CIA, Carleson não revela informações, fontes ou técnicas que possam colocar em risco operações do seu país. Ainda assim, apresenta uma série de métodos úteis para procurar de um novo emprego, gerenciar as informações de uma empresa e realizar uma venda.

*

"Trabalhe Com InteligênCIA"
Autor: J.C. Carleson
Editora: Saraiva
Páginas: 192
Quanto: R$ 29,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página