Saltar para o conteúdo principal
 
16/03/2011 - 15h26

Empreitada de Oprah Winfrey no cinema chega em Blu-ray

da Livraria da Folha

"A Cor Púrpura", dirigido por Steven Spielberg e cujo Blu-ray chega às lojas esta semana, marcou a história do cinema de diferentes formas.

A primeira delas, por se tratar de um longa de estreias. Whoopi Goldberg tem na protagonista Celie seu primeiro papel no cinema. A apresentadora Oprah Winfrey faz sua primeira incursão na dramaturgia.

Outro marco são os temas delicados que a história aborda, como o racismo e a exploração sexual. No início do século 20, na Geórgia, sul dos Estados Unidos, Celie tem apenas 14 anos e é violentada pelo pai.

Evan Agostini/AP
A apresentadora Oprah Winfrey estreou no cinema em "A Cor Púrpura"
A apresentadora Oprah Winfrey estreou no cinema em "A Cor Púrpura"

Ainda na adolescência, torna-se mãe de duas crianças. Tão logo os filhos nascem, Celie é doada para Albert (Danny Glover), um homem que a maltrata e escraviza.

Para suportar a dura vida que leva, a jovem escreve cartas à sua irmã Nellie, misionária na África. Escritas secretamente, ela revela toda a dor e maus tratos que sofre, narrando sua dura história.

Sua vida muda quando pessoas especiais, entre elas o filho de Albert e Sofia (Oprah Winfrey), a ajudam e lhe dão força para suportar as dificuldades, adquirindo consciência do mundo de oportunidades à sua volta.

"A Cor Púrpura" foi indicado a onze Oscar, sem conquistar nenhum. Whoopi Goldberg foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama.

O filme é baseado no romance homônimo de Alice Walker.

 
Voltar ao topo da página