Saltar para o conteúdo principal
 
09/06/2011 - 13h00

Amor aos animais levou empresária a cozinhar para cães

FELIPE JORDANI
da Livraria da Folha

Divulgação
Volume reúne receitas culinárias criadas especialmente para cães
Volume reúne receitas culinárias criadas especialmente para cães

Especialista em culinária saudável e apaixonada por cachorros, a empresária Myrian Abicair, dona de um spa, compilou sua experiência de cozinhar para seus animais no livro "Cão Gourmet: Receitas Caseiras e Saudáveis para seu Cão" (Cook Lovers, 2011), escrito com a supervisão de veterinários.

De acordo com a mestre cuca, a ascendência árabe a aproximou dos vegetais. Quando começou a cultivar verduras e legumes orgânicos para vender, passou a utilizar sobras de talos e folhagens para complementar a alimentação dos 20 cães que criava no momento.

Hoje, a autora de "Novas Receitas Light" e "Banquetes Diet" --com receitas para humanos-- abriga 140 cães, a maior parte deles em uma chácara, onde são preparados para adoção. Em entrevista, por e-mail, à Livraria da Folha, Myrian fala sobre o livro "Cão Gourmet" e sobre a relação que tem com os animais.

*

Livraria da Folha: Poderia falar um pouco da sua relação com a alimentação light e de como começou a escrever livros de receita?
Myrian Abicair: Desde criança como verduras e legumes porque meus avôs eram árabes e tinham costume de comer muitos vegetais. Sempre fui uma ótima cozinheira. Quando era jovem havia vários cursos e meu pai me fez cursar para arrumar um bom marido. Mas me ferrei, porque só arrumei "porcaria".

Quando ouvia histórias de outros spas que haviam sido abertos, resolvi abrir um em um pequeno sítio onde vendia receitas naturais e verduras sem agrotóxico. Lá eu tinha 20 cães e, com toda sobra de talos das verduras e legumes, fazia comida para eles.

Livraria: E por que um livro de receitas para cachorros?
Myrian: Porque podemos aproveitar muitas coisas na nossa cozinha que fazem bem para os animais, faço isso há 30 anos. Resolvi usar essas receitas para completar a refeição da ração.

Livraria: Como funcionou o desenvolvimento dos pratos? Teve a assessoria de veterinários para composição das receitas?
Myrian: Faço esse livro há 2 anos, fui experimentando as receitas e meus cachorros também. Tive assessoria, supervisão e opinião de vários veterinários. Foi maravilhoso, pois todos me conhecem pelos cães que pego na rua, são 140 [animais].

Livraria: Qual das receitas você mais gosta de preparar e qual deixa os seus cães babando para comer?
Myrian: Cada comida tem um sabor diferente. Experimento e dou para eles, que adoram. São uma delícia.

Livraria: Como é a sua relação com os animais em geral e com os cães?
Myrian: Sou uma amante de todos os animais: gatos, cães, macacos, cavalos, onças e etc. [Os cães] são como filhos para mim. Trinta moram na minha casa, com uma construção feita pensando neles. No total são 140, tenho um local especial para cães de rua e doentes onde todos têm cuidados especiais.

*

" Cão Gourmet: Receitas Caseiras e Saudáveis para seu Cão "
Autora: Myrian Abicair
Editora: Cook Lovers
Páginas: 88
Quanto: R$ 64,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página