Saltar para o conteúdo principal
 
30/08/2011 - 15h00

Tom Cruise vive veterano atormentado em "Nascido em 4 de Julho"

da Livraria da Folha

Um dos longas que marcaram a carreira de Tom Cruise, "Nascido em 4 de Julho", ganha agora edição em alta definição. O longa de Oliver Stone conquistou o Oscar de melhor direção e foi indicado como melhor filme e melhor ator para Cruise.

Assim como "Platoon", outro filme de guerra no qual Stone usa as próprias experiências em combate, este apresenta uma dura crítica à guerra do Vietnã. O confronto foi um dos grandes desastres militares norte-americanos e traumatizou toda uma geração.

Divulgação
Tom Cruise como Ron Kovic em "Nascido em 4 de Julho"
Tom Cruise como Ron Kovic em "Nascido em 4 de Julho"

Cruise vive o veterano de guerra Ron Kovic. Ele era um jovem idealista que abandonou tudo, inclusive sua namorada, para defender a sua Nação do outro lado do mundo. Ainda adolescente alista-se como voluntário no exército.

Em meio ao conflito é ferido e torna-se paraplégico. Mandado de volta, é recebido como herói, mas logo percebe a dificuldade e o preconceito que os deficientes físicos sofrem.

Ele se torna um veterano amargurado, descontente com o que encontrou ao voltar. Sua paixão pelo país torna-se revolta por não ter seus direitos atendidos.

Paralisado por servir seu país, transforma seu inconformismo em ativismo e junta-se à luta pelas causas dos deficientes e outros cidadãos renegados pela sociedade norte-americana.

 
Voltar ao topo da página