Saltar para o conteúdo principal
 
16/02/2017 - 10h13

'Cortina de Ferro' mostra como se deu a ocupação soviética no Leste Europeu

da Livraria da Folha

Divulgação
Capa do livro "Cortina de Ferro"
Capa do livro "Cortina de Ferro"

Vencedora do prêmio Pulitzer pelo livro "Gulag - A History", a jornalista e historiadora Anne Applebaum mostra em "Cortina de Ferro" como se deu a dominação soviética em países do Leste Europeu.

Na obra lançada pelo selo Três Estrelas, a autora esclarece os principais aspectos do regime soviético em seus primeiros anos, sobretudo em países como a Polônia, Hungria, Tcheco-Eslováquia e Alemanha Oriental.

Finalista do National Book Award, o livro aborda o período que vai desde pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1944, até 1956 - ano em que ocorreram grandes manifestações antissoviéticas no Leste Europeu, logo sufocadas.

Segundo a autora, antes mesmo da vitória sobre o nazismo, Stálin já havia elaborado estratégias para implantar seu regime totalitário nos países vizinhos.

Apoiada em uma vasta pesquisa, incluindo documentos até agora inéditos, a historiadora mostra como se deu o esforço da parte dos soviéticos e de sua polícia secreta para controlar os partidos políticos, a ordem econômica, o sistema judicial, os meios de comunicação e de entretenimento e até as organizações juvenis.

Colunista do jornal Washington Post, Anne Applebaum estudou na Universidade Yale, na London School of Economics e no St. Anthony's College, em Oxford.

*

CORTINA DE FERRO
AUTORA Anne Applebaum
EDITORA Três Estrelas
QUANTO R$ 87,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página