Saltar para o conteúdo principal
 
28/09/2017 - 09h01

Jessé Souza destaca escravidão como pedra fundadora da sociedade brasileira

da Livraria da Folha

Divulgação
Como instituição que influenciou todas as outras, a escravidão está nas raízes das desigualdades racial e social
Como instituição que influenciou todas as outras, a escravidão está nas raízes das desigualdades racial e social do Brasil

Autor de livros como "A Radiografia do Golpe" e "A Tolice da Inteligência Brasileira" Jessé Souza se volta agora às origens sociais do país no livro "A Elite do Atraso - Da Escravidão à Lava Jato", publicado pela editora Leya.

A nova obra do sociólogo tem como fio condutor a ideia de que a escravidão nos marca como sociedade até os dias de hoje.

A proposta é apresentar uma nova interpretação sobre os pilares que constituíram a formação da sociedade brasileira, contrapondo autores como Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro e Sérgio Buarque de Holanda.

O autor procura mostrar o que ele classifica como pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel. A escravidão é o que está na raiz das desigualdades racial e social do Brasil.

Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), Jessé Souza foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) entre 2015 e 2016. Atualmente é professor titular de sociologia da UFABC (Universidade Federal do ABC).

*

A ELITE DO ATRASO
AUTOR Jessé Souza
EDITORA Leya
QUANTO R$ 37,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página