Piauiense com 12 anos em balcões de bar comanda o Paramount, melhor boteco de SP

MELHOR BOTECO — JÚRI

Sabe aquelas antigas propagandas que diziam que determinado lugar —um restaurante, por exemplo— tinha ambiente "familiar"? Pois é, prestes a completar seu primeiro ano, o Paramount, especializado em drinques e coquetéis, poderia ter um "reclame" assim. De trás do balcão, José Francisco de Oliveira Neto, 43, o Netinho, vê suas três irmãs o ajudarem a pôr em pé sua segunda maior realização.

Metade dos seus 24 anos de São Paulo esse piauiense passou fazendo coquetéis no badalado Astor, na Vila Madalena. Quando Laura, 3, sua filha —essa, sim, sua maior realização—, estava prestes a nascer, aflorou nele também o desejo de ter seu próprio bar.

Entre o sonho e a estabilidade do emprego certo, ficou com o primeiro. Surgiu assim, no espaço de uma antiga pastelaria, na rua dos Pinheiros, o Boteco Paramount. "Todo mundo me falava que eu ia abrir um comércio bem no meio da crise, mas eu precisava fazer alguma coisa minha", diz Netinho.

Sem luxo e afetações dos bares que perseguem o clima de botecos, o ambiente é simples. Pequeno e com mesas na calçada, abre mão da mobília e da decoração milimetricamente ensaiadas.

Você pode encostar no balcão apertado e conversar com o dono e, de quebra, ainda experimentar uma Carolina —purê de agrião, limão-siciliano, xarope de açúcar e gim, a grande estrela da casa. Com ele, peça um Fitzgerald (limão-siciliano, gim, açúcar e três gotas de Angostura) ou um Larangin (gim com geleia de laranja, grãos de café e twist de laranja-baía).

Dá para ir embora sem a sensação de que o nome e a badalação vêm juntos na sua conta. Assim, um negroni sai por R$ 18,90 e o gim-tônica, R$ 19. "O segredo do preço é procurar o fornecedor certo", explica Netinho. Para tanto, ele conta, claro, com a ajuda de outro irmão. Afinal, é um boteco familiar.

*

Boteco Paramount. R. dos Pinheiros, 1.179, Pinheiros, tel. 3297-8185.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 24/06/2017
    1. Frank Bar, de carta de drinques esmerada, é eleito o melhor bar da cidade de SP

      Se você, bebedor, virasse nome de bar, como iria querer o serviço ali? E se você fosse Frank Sinatra, que fez sua paixão pelo copo ficar tão famosa quanto sua voz e seus olhos azuis? (Ele foi enterrado com uma garrafa de Jack Daniel's, diz a lenda.) Talvez não seja ousadia demais supor que, se voltasse para uma última dose no Frank Bar —que, aliás, ostenta sua assinatura em um luminoso ao fundo—, o cantor se sentiria em casa.

    2. Hambúrguer do Z Deli, de carne suculenta e avermelhada, é eleito o melhor de São Paulo

      Só um número ímpar de bancos no balcão e a solidão driblam as filas eternas no Z Deli de Pinheiros aos finais de semana. A espera, aliás, é um dos dois poréns das duas unidades da casa. Enfim, a melhor hamburgueria de São Paulo não decepciona.

    3. Treze opções para encomendar comidinhas artesanais; veja seleção

      Preparados artesanalmente, pães de fermentação natural, massas caseiras, geleias e até mesmo produtos fermentados, como kombuchas e conservas, estão entre os alimentos que podem ser encomendados na cidade. Saiba como pedir esses quitutes.

    4. Confira receita do pão de tomate, criação da chef Heloisa Bacellar

      Para fazer o pão de tomate, parmesão e azeitonas da chef Heloisa Bacellar, do restaurante Lá da Venda, bastam 40 minutos e poucos ingredientes. Confira receita abaixo.

    5. Kibon é a marca de sorvete favorita dos paulistanos que cozinham, aponta pesquisa Datafolha

      Muita gente deve se lembrar dos carrinhos amarelos e azuis de picolés que circulavam por aí antigamente.

    6. 'Gourmetizando' produtos, Matte Leão é o chá preferido dos paulistanos que cozinham

      Foi no calor das praias cariocas que o Matte Leão conquistou seu lugar ao sol. Em meados dos anos 1950, a empresa paranaense que originalmente industrializava erva-mate para a fabricação do tradicional chimarrão viu que o tipão da vez para os jovens da década era o chá mate gelado —ou "geladão", como dizem os ambulantes do Leme ao Pontal.

    7. Aprenda a fazer o bolo de figo e nozes da chef Heloísa Bacellar

      Veja a seguir a receita de bolo de figo e nozes de Heloísa Bacellar, chef do Lá da Venda. O tempo de preparo é de duas horas, sendo outras quatro para o repouso dos figos. Rende seis porções.

    8. Jean Ponce, do Guarita Bar, ensina a preparar o drinque Raizz

      O bartender Jean Ponce, do Guarita Bar, ensina a preparar o drinque autoral Raizz. Veja o passo a passo:

    9. Confira a receita de afogado de carne, prato com sabor e 'sustança' para o dia todo

      Aprenda a fazer com a chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, um afogado de carne no capricho. Serve seis porções, leva três horas para fazer, além de mais 12 horas na geladeira.

    10. Com receitas que 'vão com tudo', Pullman é a marca de pão queridinha em São Paulo

      A manteiga derrete na fatia grossa, fofinha, com aquela casca gostosa, ainda com os resquícios da farinha. Parece que acabou de sair do forno. Mas veio do pacote mesmo.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade