Nada é tão versátil quanto a combinação catchup e mostarda. No dogão, nas fritas, no estrogonofe ou na pizza, o Datafolha mostra que a maioria dos paulistanos das classes A e B que costumam cozinhar entrevistados prefere Heinz.
A marca, que originalmente vendia raiz-forte engarrafada, foi criada pelo americano Henry John Heinz em 1869 e cultiva o clássico: a embalagem de vidro, ainda utilizada, permanece quase igual à garrafinha original, criada em 1890 —atualmente também são usados recipientes de plástico.
Tão flexível quanto as possibilidades de uso da dupla de molhos, a empresa, que é administrada pelo grupo brasileiro 3G Capital, vai da tradição à inovação: seu catchup foi o único aprovado pela Nasa para ser usado na estação espacial internacional.
Aparentemente, nem o preço mais alto em relação a concorrentes interfere nas vendas gerais. De acordo com a empresa, são vendidos três frascos de Heinz por segundo.
Se a tradição permanece firme e forte, é sinal que a líder da dupla vermelho-amarelo cultiva, também, os velhos ditados.
Afinal, não se mexe em time que está ganhando, não é mesmo?